Câmara de Embu aprova requerimento que pede hospital e conselho da APA do Santa Tereza

Por Da Redação do Jornal na Net | 7/04/2013

A Câmara Municipal de Embu das Artes aprovou por unanimidade na sessão do dia, 3, um requerimento de autoria do vereador Ney Santos, líder do PSC, propondo a instalação de um novo hospital em Embu das Artes. No requerimento, o vereador pede a atuação de conjunta dos poderes Executivo e Legislativo nas esferas municipal, estadual e federal para viabilizar a instalação do hospital que pretende suprir a demanda de saúde na cidade. O documento aprovado estabelece o dia 1º de maio como o dia municipal de mobilização popular em prol da construção do novo hospital.

“Conseguimos uma grande conquista para a população de Embu das Artes e região. A aprovação unânime do nosso requerimento dá o pontapé inicial para trazermos um Hospital para Embu das Artes”, comemorou o vereador após a aprovação. 

O requerimento cita que a Emenda Constitucional nº 29 determina a ampliação dos investimentos na saúde pela União, Estados e Municípios. Também cita que o Hospital Geral do Pirajuçara, implantado para atender às cidades de Taboão da Serra e Embu das Artes, já não é suficiente para atender toda a demanda.

A saúde é um dos focos de atuação do vereador Ney Santos. Nos primeiros meses do seu mandato ele visitou Prontos Socorros, unidades Básicas de Saúde e Postos. Conversou com os moradores, ouviu as demandas, queixas e em todas as sessões da Câmara chamou a atenção dos pares para a necessidade de atuação conjunta em favor da saúde. Numa de suas falas mais contundentes Ney Santos disse a cidade ampliou os investimentos em saúde, mais ainda resta muito a ser feito.

“Esta Casa precisa deixar o discurso e partir para a ação. Vamos trabalhar juntos. Buscar ajuda no governo do Estado e no governo Federal. É isso que a população espera da gente”, disse. “Eu reconheço que nos últimos anos a saúde melhorou em relação ao passado. Mais ainda temos muito a fazer. É esse o nosso papel. É isso que a população espera de nós”, acrescentou.

O desafio do vereador para consolidar a proposta apresentada no  seu requerimento é grande, uma vez que a instalação de um novo hospital requer além de ampla vontade política,  esforço conjunto dos poderes, e um elevado investimento na construção, equipamento e contratação de pessoal.

“Estou certo de que essa não é uma tarefa fácil. Mas estamos começando essa luta e vamos chamar todos os interessados a participar dela”, admitiu. 

Na mesma sessão os vereadores aprovaram o projeto que cria o conselho gestor da APA da Mata de Santa Tereza. Parte da área está ocupada por integrantes do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST). Eles lotaram as dependências da câmara para apoiar a aprovação do projeto de iniciativa do governo municipal. O interesse do MTST é fazer parte do Conselho para tentar garantir a destinação de pelo menos 1/3 para a construção de moradia popular.

A área é de propriedade é da CDHU do governo do estado de são Paulo e hoje tem uma decisão judicial que proíbe a construção no local.

Comentários