Inversão térmica deixou ar de Taboão cinza nesta segunda

Por Da Redação do Jornal na Net | 1/04/2013

Uma camada de poluição deixou o ar da cidade de Taboão da Serra cinza no início da tarde desta segunda-feira, 1º de abril, e se prolongou pelo resto do dia. O fenômeno conhecido como inversão térmica revela a quantidade de poluentes que a cidade tem produzido e serve de alerta para pessoas com problemas respiratórios.  

Inversão térmica acontece quando uma camada de ar frio (que é mais pesado) fica presa embaixo de uma camada de ar quente (mais leve). Assim impede que os poluentes, que estão próximos ao solo, como chaminés de fábricas e escapamentos de carros, sejam carregados para cima e se espalhem. Os danos causados à saúde humana são enormes.

Doenças respiratórias, irritação nos olhos e intoxicações são algumas das consequências.  Estudo realizado por quatro anos pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) revelou que os agentes de trânsito desenvolvem problemas de fertilidade devido à grande exposição aos gases tóxicos dos escapamentos.

Em Taboão, a má qualidade do ar pode estar também relacionada ao crescimento desordenado de sua da frota de veículos. Segundo a Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) o município aumentou sua frota em uma década em 242%, passando de 36.280 veículos registrados em 2003, para 124. 248 este ano.

Respire melhor


Algumas medidas podem amenizar os efeitos do tempo seco e da poluição. Beba, no mínimo, um copo de água a cada três horas. Hidrate os olhos e lave o nariz. Colírios com composição semelhante à da lágrima, disponíveis nas farmácias, evitam irritação e infecções em dias muito secos. Outra dica é lavar o nariz com soro fisiológico.
Utilize umidificador entre 10h e 16h, quando a umidade é mais baixa. Atenção com a limpeza do aparelho, para que fungos e bactérias não proliferem. Na falta dele, coloque no ambiente uma bacia de água ou toalha molhada. Limpe o chão com pano úmido. O tecido é melhor que a vassoura e o aspirador, que acabam espalhando a poeira.

Comentários