20 mil pessoas assistem emocionadas Paixão de Cristo de Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 30/03/2013

A encenação da Paixão de Cristo organizada em parceria pelo santuário de Santa Terezinha, a prefeitura de Taboão da Serra e vários artistas do município é uma das maiores e mais tradicionais do estado. Ela acontece desde antes da fundação de Taboão da Serra. Esse ano a 57ª edição do evento reuniu 20 mil pessoas no morro do Cristo.  E encenação emocionou os moradores e visitantes que a prestigiaram. A noite fria e a garoa não tiraram o brilho do evento realizado com a participação de 120 artistas voluntários, que durante meses mergulharam de cabeça no desafio de mostrar aos presentes os momentos decisivos na vida de Jesus, especialmente a sua morte e ressurreição. No final do espetáculo os artistas comemoram eufóricos o resultado do trabalho bastante elogiado pelos presentes. Veja mais fotos aqui.

O espetáculo trouxe várias novidades esse ano como a participação de novos artistas em papéis de maior expressão como os de Maria, Hérodes e a esposa e Pôncio Pilatos e esposa, Judas, Caifás e a volta do ator Cleiton Novais ao papel de Jesus. Além disso, também houve mudanças no figurino, iluminação e sonoplastia que deixaram a encenação ainda mais profissional. O valor do investimento no evento não foi informado.

 O morro do Cristo recebeu iluminação especial e também foi melhor preparado para receber a apresentação. O prefeito Fernando Fernandes, a deputada estadual Analice Fernandes, a deputada federal Bruna Furlan prestigiaram a apresentação junto com os secretários Ali Sati, de Cultura, Fábio Fernandes, Esportes, Daniel Chaves, Comunicação e os vereadores Cido, Carlinhos do Leme e Joice Silva.

Antes da abertura do espetáculo o monsenhor Agnaldo de Carvalho, reitor do santuário, deu boas vindas a todos os participantes e saudou o prefeito pela ajuda na realização do evento. Já o prefeito disse que a festa de Páscoa é a celebração da vida. Ele afirmou ser uma  honra ter em Taboão da Serra a mais tradicional encenação da  Paixão de Cristo do estado e disse que o evento já faz parte do calendário da cidade. 

 “Fazemos questão de prestigiar a encenação mesmo numa hora de dificuldade financeira como a que estamos enfrentando”, afirmou o prefeito.

 A encenação começou no palco montado do Parque das Hortênsias onde os artistas representaram momentos marcantes da  vida terrena de Jesus. Uma das primeiras cenas foi quando ele foi tentado no deserto depois de jejuar por 40 dias. O jejum prolongado o fortaleceu para enfrentar as ofertas tentadoras de satanás. O espetáculo mostra como Jesus suportou todas as dores com a amor e fé. Ele foi traído, humilhado, entregou a própria vida e mostrou ao mundo a imensidão do seu amor por meio de milagres e pregações que atraiam multidões. Jesus foi morto, sepultado e ao terceiro e ressuscitou como havia dito aos seus discípulos.

Nas cenas bem construídas e com diálogos fundamentados na bíblia o público viu passagens como a tentação de Jesus no deserto, a expulsão dos mercadores do tempo, o perdão a Maria Madalena, a cerimônia do lava pés, a última ceia, a traição de Judas, a prisão, o flagelo, a condenação de Jesus, a ida sofrida até o calvário, a zombaria dos soldados, a crucificação e a ressurreição do salvador.

Após Jesus ser flagelado pelos soldados romanos e tomar a cruz os artistas arrastaram a multidão de fiéis saindo do Parque das Hortênsias em direção ao Morro do Cristo. No trajeto que passou por várias ruas do centro de Taboão Jesus foi chicoteado pelos soldados, humilhado e por várias vezes encontrou com sua mãe Maria e a Maria Madalena, a pecadora que ele havia salvo das pedradas por ter sido acusada de adultério. 

No Morro do Cristo uma multidão esperava a chegada dos artistas. Carregando a pesada Cruz que simbolicamente representa o peso dos pecados da humanidade Jesus subiu ao monte onde viveu os últimos instantes de sua vida e partiu para o Pai após a crucificação. Na celebração no local o monsenhor Agnaldo de Carvalho fez um apelo aos jovens para que se dediquem ao amor de Jesus e deixem de lado os vícios, drogas e prazeres carnais.

Os artistas conseguiram mostrar todas as humilhações que Jesus sofreu momentos antes de entregar sua alma ao Pai e dar o último suspiro de sua vida terrena. Ele foi crucificado com dois ladrões e prometeu a um deles que creu no Messias estar no mesmo dia ao seu lado no paraíso. 

Depois de ser morto Jesus foi limpo, envolvido em um pano branco e sepultado. Três dias depois ele ressuscitou triunfante depois de vencer a morte, seu último desafio como homem.

Antes da ressurreição de Jesus o público assistiu as cenas de arrependimento tardio de Judas Escariote depois entregar o salvador mundo para ser morto. Atormentado ele se enforcou.

Uma grandiosa queima de fogos marcou o fim do comovente espetáculo. A palavra paz apareceu escrita em chamas numa espécie de painel. Entre lágrimas, gritos e alegria o elenco da Paixão comemorou o sucesso da encenação que foi encerrada às 23 horas.

Comentários