Festa da comunidade japonesa é sucesso em Itapecerica

Por Sandra Pereira | 25/04/2010

A mais tradicional festa da comunidade japonesa regional aconteceu neste domingo, 25, no Centro Esportivo e Cultural de (C.E.C.I) de Itapecerica da Serra. O evento acontece anualmente e já está na sua 75ª edição. O Undo-Kai, uma tradicional gincana esportiva, trazida do Japão reuniu membros das comunidades Japonesas de Taboão da Serra, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Cajati. Mais de 1.200 pessoas prestigiaram o Undo-Kai.

Quem prestigiou o evento pode conferir de perto as características que tornam a comunidade japonesa uma das mais fortes e representativas da região. Os participantes da gincana deram uma verdadeira lição de união, companheirismo, respeito, determinação e trabalho em equipe.

A importância do evento é tamanha que lideranças políticas e os representantes da comunidade japonesa na Câmara dos Deputados vieram prestigiar o evento. O deputado estadual Hélio Nishimoto e o federal  Walter Ihoshi fizeram questão de prestigiar o evento. O presidente da Câmara de Itapecerica, Amarildo Gonçalves, o Chuvisco, participou da festa junto com a esposa Maristela.

“O evento é tradicional. Veio do Japão e ficou. Todos os anos nós reunimos a comunidade japonesa e mantemos a tradição viva”, afirmou Mário Ogawa presidente da Associação responsável pela realização do evento.

Quem também participou do Undo-Kai foi o prefeito de Cajati, Luiz Henrique Koga. Ele veio com toda a sua equipe da prefeitura com a missão de ver de perto o evento para poder realizá-lo em Cajati.

“Esse evento envolve toda a sociedade e mantém viva a cultura. Viemos acompanhar de perto nosso objetivo é levar o evento para Cajati”, declarou.

O presidente da Câmara de Itapecerica,Chuvisco, prestigiou o evento pela 5ª vez. Ele disse que o Undo-Kai mostra a união do povo japonês que ele descreveu como trabalhador e ordeiro. “Temos que aprender com eles”, ponderou.

O vice-presidente da Acise de Embu, Sr. Kiei Takaiasu, também participou da festa.

Um dos aspectos marcantes do Undo-Kai é a participação de pessoas das mais diversas idades nas atividades esportivas. Além disso, os idosos participam da gincana em nível de igualdade, em parceria com os mais jovens, demonstrando um entrosamento difícil de se encontrar nos dias atuais.

A gincana  aconteceu durante todo o dia e contou com uma vasta programação que envolveu desde a realização de jogos e atividades esportivas até danças típicas da comunidade japonesa, como a Baba-Taiso, Awaodori, Bonodori, entre outras.

Veja mais fotos:

Japa.jpg

Akio Ogawa, Humberto Hamada,Deputado Hélio Nishimoto, Mário Ogawa, sr. Kiei Takaiasu, Shiguero Orita

Japa4.jpg

Jovens marcaram presença no evento e fizeram muita festa
Japa3.jpg

Culinária Japonesa foi uma atração à parte e encantou o público

Japa5.jpg

Gincana teve muitos convidados ilustres entre eles o prefeito de Cajati e sua vice

Japa6.jpg

Símbolo do Undo Kai balançando com a brisa suave

Japa7.jpg

 O presidente da Câmara de Itapecerica, Chuvisco, foi de bermuda para participar da competição. Na foto ele está ao lado de várias autoridades que prestigiaram a festa

Japa8.jpg

Os deputados Walter Ilhosi e Hélio Nishimoto

Comentários