Embu terá mutirão de enfrentamento da Dengue casa a casa

Por Sandra Pereira | 5/03/2013

Desde o começo de 2013  Embu das Artes registrou 34 casos suspeitos de Dengue, dos quais apenas um foi confirmado. Mesmo assim o avanço da doença em várias cidades do país preocupa o município que prepara uma série de ações para combater a proliferação do mosquito transmissor. A  forma mais eficiente de combater a Dengue é evitar o acúmulo de água nas residências. Cada morador deve contribuir cuidando da sua casa. O tipo 4 da doença já provocou mortes em várias cidades do Brasil esse ano.


No próximo sábado, 9/3, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) inicia mais um mutirão de enfrentamento da Dengue em Embu das Artes. A ação terá visita casa a casa feita pelos agentes do CCZ com apoio dos conselheiros de saúde, funcionários da Secretaria da Saúde e moradores. As visitas começarão pela região do Santa Tereza, com 6.066 domicílios,  e Independência, com 6.100.


A ação vistoria possíveis criadouros de Dengue (vasos, recipientes, pneus, caixa d’água, calhas, etc.) e dá as orientações ao dono do imóvel.


No ano passado, o bairro do Independência foi o que apresentou mais casos: 12 confirmados sendo seis autóctones (quando o mosquito é criado no próprio município), seguido do Santa Tereza, com cinco positivos e quatro autóctones, sendo que um deles com o vírus 4 da Dengue. O vírus 4 é um novo estágio da doença e tem os mesmos sintomas. O vírus 4 apresenta também, como os outros vírus, o risco de evoluir para dengue hemorrágica quando a pessoa infectada já teve dengue de qualquer tipo.


Além dessa atividade, outras estão sendo organizadas, como o teatro da dengue feito pelo grupo de ação educativa do CCZ, na EE Alexandrina Bassitih, que contará com seis apresentações para os alunos no dia 15O grupo de ação educativa faz apresentações de teatro e palestras para a comunidade, e pode ser agendado pelas escolas, associações ou entidades religiosas que tiverem interesse.


Embu das Artes, entre janeiro e fevereiro de 2013, apresentou 34 casos suspeitos de dengue, com uma confirmação de um morador do Santo Eduardo que voltou infectado após uma viagem à Bahia. A maior parte dos casos concentra-se nos bairros: Santo Eduardo, Jd.da Luz, Dom José São Marcos, Parque Pirajuçara, Jd. dos Moraes, Engenho Velho, Magali, Santa Bárbara e Santa Rita.

Com informações da prefeitura de Embu das Artes

Comentários