Audiência pública avalia investimentos na saúde de Taboão da Serra

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 1/03/2013

A comissão permanente de saúde pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou nesta quinta-feira, dia 28, uma audiência para avaliar os investimentos realizados pela prefeitura no último quadrimestre de 2012. A Prestação de Contas é um dispositivo legal previsto pela Constituição Federal.

A secretária de saúde, Dra. Raquel Zaicaner, apresentou os dados relativos aos últimos quatro meses do ano passado. “Assumimos a secretaria em uma situação extremamente grave, tanto de atenção a população com poucos médicos, quanto da questão financeira, com dívidas e até repasses feitos de outras esferas de poder sem prestação de contas adequada”, afirmou.

Os vereadores tiveram acesso ao número de atendimentos em toda a rede municipal, a dívida deixada na área da saúde, além de todos os contratos e convênios com o Ministério da Saúde. Também foram apresentados os números de atendimentos ambulatoriais no período. No terceiro quadrimestre no ano, a prefeitura realizou mais de 700 mil procedimentos clínicos.

A vereadora Erica Franquini, presidente da Comissão de Saúde, conduziu os trabalhos da audiência pública. “A prestação de contas quadrimestral nos ajuda a ter mais detalhes de como anda a saúde pública de nossa cidade, queremos aproximar ainda mais os trabalhos da comissão com a secretaria, vamos visitar as unidades e ajudar em tudo o que for preciso”.

Os vereadores questionaram a qualidade no atendimento na saúde. “O atendimento está tão precário que as pessoas já estão se perguntando se o Pronto Socorro da Antena está funcionando”, disse Professor Moreira. Já a vereadora Joice criticou o atendimento da Iacta Saúde, que gerencia o PS. “Temos que ter médicos de qualidade e precisamos de uma OSS que seja comprometida com a nossa população”.

O vereador Cido foi enfático ao pedir o cancelamento imediato do contrato com a Iacta Saúde. “Não podemos mais continuar com essa situação, a população está sendo mal atendida e muitas vezes a vida das pessoas estão sendo colocadas em risco por falta de médicos”, afirmou.

Sobre a Iacta , a secretaria disse que a prefeitura fez a medição do serviço realizado pela OSS nos primeiros 25 dias de janeiro e pagou em dia os serviços prestados. “Tudo o que utilizamos neste ano nós pagamos em dia. Estamos aguardando a nota do mês de fevereiro para que possamos pagar os serviços prestados”.

Participaram da audiência pública os vereadores Cido, Professor Moreira, Érica Franquini, Joice Silva,André Egydio, o secretário de governo, Dr. Cândido e representantes do Conselho Municipal de Saúde.

Comentários