Nivaldo Orlandi, ex-prefeito de Embu, é preso por posse ilegal de arma

Por Sandra Pereira | 23/02/2013

O ex-prefeito de Embu das Artes, Nivaldo Orlandi, foi detido pela Guarda Civil Municipal e autuado em flagrante na Delegacia Central da cidade, na noite desta sexta-feira, 22, acusado de posse ilegal de arma de fogo, uma espingarda calibre 28, com cinco cartuchos íntegros e munição para uma pistola calibre 32. O flagrante é descrito no Boletim de Ocorrência 843 - 2013 e aconteceu na casa de Shows CTG Saudades do Sul durante fiscalização da prefeitura no local. O estabelecimento foi fechado de forma preventiva junto com outras casas de show do município, após a tragédia em Santa Maria que deixou mais de 200 mortos num incêndio dentro de uma boate. 

O ex-prefeito deve passar o final de semana preso, uma vez que não foi arbitrada fiança pelo delegado que registrou o flagrante, e o juiz da cidade só deve relaxar a prisão no começo da semana. O delegado responsável pela prisão do ex-prefeito, Pedro Arnaldo Burk Forli, diz no BO que deixou de arbitrar fiança em virtude da soma das penas pelos crimes dos quais o ex-prefeito é acusado superar o total de 4 anos. 

Nilvaldo Orlandi teria desacatado fiscais e GCMs que foram até o CTG após denúncia de funcionamento irregular e teriam constatado problemas como falta de limpeza e risco aos usuários. Se acordo com informações do Boletim de Ocorrência, o CTG estaria  descumprindo a determinação de permanecer fechado. Além disso, o lacre do fechamento deixado no local pelos fiscais da prefeitura teria sido violado.

"O indiciado já rompeu o lacre várias vezes nos últimos 15 dias. O guarda ao chegar no local ouviu dele em tom desafiador que a casa ia ficar aberta sim. Havia várias pessoas no local, que não tem condições de funcionar por apresentar fiação exposta e falta de higiene", traz depoimento constante no BO.

Ainda de acordo com o Boletim de Ocorrência Nivaldo Orlandi teria declarado que reabriria o CTG quantas vezes fossem necessárias.  Desde que o CTG foi fechado Orlandi tenta garantir a reabertura da Casa. No dia da sessão solene em comemoração ao aniversário de 54 anos de Embu das Artes ele pediu apoio aos vereadores e ao prefeito Chico Brito para que o local volte a funcionar. 

Boletim contestado

Apoiadores  do ex-prefeito Nivaldo Orlandi e membros da associação do CTG estão questionando as informações do Boletim de Ocorrência de nº 843/2013, lavrado durante a prisão dele. Eles dizem que o ex-prefeito estava na Delegacia quando a polícia foi até o CTG e encontrou a arma de caça na residência do caseiro. Também argumentam que o local está em obras, o que justificaria a sujeira relatada no BO. Eles criticam a decisão de fechar o local e garantem que todas as providências para manter o local em funcionamento estão sendo tomadas.  

"Não foi porte ilegal porque o Nivaldo não estava com a arma. A prisão dele foi arbitrária. Faremos um ato de protesto nesta segunda-feira, as 14 horas, na frente da delegacia", disse Erlon Chaves integrante do PDT de Itapecerica da Serra. 

Comentários