Itapecerica vai oferecer internet gratuita à população

Por Sandra Pereira | 23/04/2010

Representantes da Secretaria de Governo, Ciência e Tecnologia de Itapecerica da Serra foram a Brasília, nos dias 7 e 8 de abril, participar de um encontro com o Deputado Federal Márcio França. O tema da reunião foi discutir o Projeto Internet Gratuita “Itapecerica Cidade Inteligente na Era Digital”, desenvolvido pela Secretaria.

O assessor especial Paulo Pereira e o chefe de divisão de Tecnologia, Nilton Lucio Alves, estiveram no encontro acompanhados pelo vereador João Miranda e por Soraia Cris Conceição, representante do MUI – Mulheres Unidas de Itapecerica.

O projeto é dividido em três etapas. A primeira consiste na instalação de uma antena, na região central da cidade, com um container repleto de equipamentos necessários para a transmissão do sinal digital via rádio, por uma área de cobertura aproximada de 2 km de raio.

Além da Internet Gratuita, esta primeira etapa disponibilizará seis Lousas Interativas destinadas a Escolas Municipais. “Tal inovação trará um marco impressionante para a educação itapecericana, pois além de melhorar a qualidade de ensino, diminuirá a evasão escolar devido ao aumento de interesse e participação dos alunos”, destacou Nilton Lucio.

Ainda nesta etapa será instalado o CATIS (Centro de Acesso à Tecnologia para Inclusão Social), uma espécie de lan-house com um diferencial: além de computadores disponíveis com acesso a internet gratuita, contará com profissionais capacitados para a realização de cursos e elaboração de currículos.

Para o Deputado Federal Márcio França, Itapecerica da Serra sai na frente ao ser a primeira cidade da região a desenvolver este tipo de projeto, trazendo o que há de mais moderno para a população.  

“Estou muito feliz com esta iniciativa, pois hoje quem não tem acesso a internet é como se não soubesse ler e escrever. Por ser um recurso caro, chegando a R$70,00 por mês, muitos munícipes estão excluídos da era digital. Este projeto proporcionará acesso gratuito a toda a cidade, sendo um ótimo beneficio para a população”, destacou.

A segunda parte do projeto será a expansão do sinal para o restante do município, e a terceira etapa, a implantação de mais quatro CATIS, assim oferecendo inclusão digital a praticamente toda a população itapecericana.

Comentários