Aldo Rebelo fala sobre oportunidades da Copa para prefeitos, vereadores e secretários de 8 cidades da região

Por Sandra Pereira | 17/02/2013

A visita do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, reuniu no sábado, 16, em Embu das Artes, os prefeitos de Embu, Chico Brito, Taboão da Serra, Fernando Fernandes, Itapecerica da Serra, Amarildo Gonçalves, o Chuvisco, Juquitiba, Francisco Júnior, São Lourenço, Fernando Amed Seme, Embu-Guaçu, Clodoaldo Leite, o vice-prefeito de Cotia,  Moisezinho, os secretários de Esportes das oito cidades que formam o Conisud, além de vereadores de toda a região que o consórcio abrange e o deputado Geraldo Cruz. Todos os participantes viram e ouviram um ministro “apaixonado” defender a necessidade dos municípios aproveitarem a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas para crescer junto com os eventos. Veja mais fotos aqui.

O ministro salientou que os eventos são os maiores e mais importante no cenário mundial. Disse que o Brasil vai ganhar economicamente e em infraestrutura esportiva e de transporte pela realização de ambos. Destacou a necessidade das cidades discutirem como receber parte da fatia gerada pelos dois eventos e reforçou a características positivas que o esporte insere na vida de crianças e jovens.

Aldo Rebelo revelou que somente a Copa do Mundo deve gerar mais de 3.600.000 mil empregos e acrescentar ao Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas do País 0,4% até 2019. Ele disse que o evento deve trazer ao Brasil 600 mil turistas.

“Criança que pratica esporte amadurece. Aprende a seguir regras, desenvolve a responsabilidade. A prática de esporte forma a personalidade a ajuda a moldar o caráter”, apontou.“Muitas vezes é no esporte que uma criança pobre encontra uma janela para fugir das drogas. É uma oportunidade para uma vida melhor”.

Campanha pelas Diretas Já começou no Embu 

essa

Prefeitos Chico Brito e Chuvisco entregam obra de artista de Embu das Artes ao ministro

 O ministro falou sobre a relação de carinho que tem com a região, em especial com Embu, onde segundo ele, aconteceu o primeiro comício em prol das eleições diretas, a chamada campanha das Diretas Já.


“Posso dizer que a campanha das diretas começou no Embu das Artes. Essa região se integra nesse consórcio e nós temos o compromisso de incentivar, ajudar e estimular a prática esportiva”.

Quando falou da satisfação de voltar a Embu das Artes o ministro também disse aos integrantes do MTST presentes no local que apóia irrestritamente a construção de moradia popular em parte da área denominada de mata do Roque Valente, onde está localizado o maior acampamento do movimento no estado. Aldo Rebelo sustentou que a proposta da prefeitura de destinar 2/3 da área para a construção de um parque e outros 1/3 para a moradia popular é a mais acertada e justa.

“Eu defendo uma sociedade onde as pessoas devem ter o mesmo valor das árvores”, observou.

Taboão da Serra é a capital nacional do futebol de várzea

FF

Fernando Fernandes comemorou reconhecimento do ministro ao futebol de várzea de Taboão

Em sua fala o ministro Aldo Rebelo disse que Taboão da Serra é a capital nacional do futebol de várzea. Ao prefeito Fernando Fernandes o ministrou prometeu que virá a Taboão entregar uma placa comemorativa do título. A afirmação do ministro deixou entusiasmada a comitiva de Taboão presente no evento. A começar pelo prefeito que após a declaração voltou a falar da sua paixão pelo futebol de várzea.

O presidente do Conisud e prefeito anfitrião do evento, Chico Brito, disse estar ao lado dos movimentos sociais. Lembrou que teve de “derrubar” 10 liminares para garantir a implementação do Plano Diretor que garante áreas para a moradia popular e revelou que esse será o maior desafio do seu segundo mandato no município. Ele voltou a defender a integração regional para que as cidades possam buscar juntas alternativas para sanar problemas comuns. Também cobrou dos governos estadual e federal o reconhecimento devido da importância da região que agrega mais de 1 milhão de habitantes.

“Nenhuma cidade é uma ilhada isolada que o prefeito consegue resolver os problemas sozinhos. Estamos determinados a resolver os problemas de forma consorciada. Fizemos várias reuniões estamos trabalhando em especial na saúde e na questão do lixo”, disse o prefeito.



Comentários