Sonho da casa própria vira realidade em Embu das Artes

Por Sandra Pereira | 21/04/2010

O sonho da casa própria virou realidade para um grupo de 56 moradores de Embu das Artes. Eles receberam no sábado, 10, as chaves de seus apartamentos no conjunto habitacional Pedro Basile, que foram entregues pelo prefeito Chico Brito e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), representada na ocasião por Antonio Lajarin.

Para as famílias beneficiadas a satisfação de receber as chaves dos apartamentos era grande. A maioria não podia expressar em palavras a satisfação de ter realizado o sonho de conquistar a casa própria.  

A viúva Rosana Maria Damasceno Sales, 39 anos, quase não podia acreditar que estava recebendo as chaves de sua casa. Ela foi com a mãe, o irmão e a cunhada participar da solenidade de entrega. Foi difícil conter as lágrimas de felicidade e mais difícil ainda expressar em palavras o tamanho da alegria.

“É um sonho realizado. A partir de agora começou uma nova etapa na minha vida”, afirma Rosana Damasceno.

O novo endereço que orgulha a viúva é a  rua Zumbi dos Palmares, nº 167, na Vila Feliz.
A entrega contempla, pela primeira vez, moradores da própria cidade num empreendimento da CDHU, resultado de intensa negociação da prefeitura.

Das 56 moradias entregues 46 foram para famílias removidas de áreas irregulares e que estão sendo urbanizadas. Outras 10 são beneficiárias do aluguel social, vindas de vários bairros que já estão sendo recuperados.Com as remoções, vão começar as obras de abertura de via e implantação de rede de esgoto.

O prefeito Chico Brito falou da satisfação de entregar as novas moradias, como mais uma forma de incentivar o desenvolvimento da cidade. O prefeito ressaltou que as mães podem ficar tranquilas, pois já encaminhou para o Governo Federal o projeto de instalação de uma creche no terreno em frente ao conjunto habitacional. Pelo projeto, serão atendidas 250 crianças do bairro.

Os apartamentos entregues medem 51,10 m²,  têm cinco cômodos, já com pintura e revestimento na cozinha e banheiro, aguardam as instalações de eletricidade e gás para receberem a mudança dos moradores. Embora as unidades já tivessem a distribuição dos inscritos por andares, nesse dia foi a oportunidade de uma visita ao próprio apartamento. Duas das unidades entregues são adaptadas para deficientes, com piso e banheiros mais espaçosos e equipados para cadeirantes.

 O prédio foi construído em regime de mutirão pelos futuros moradores, que terão prazo de 25 anos para quitar o financiamento do imóvel e, com subsídio do Governo Estadual, pagarão parcelas conforme a renda familiar (15% dos rendimentos de até três salários mínimos). Os programas da CDHU atendem à famílias com renda mensal entre um e dez salários mínimos, priorizando as que recebem até três salários.

Comentários