Conisud elege nova diretoria e estabelece cinco eixos para atuação do consórcio

Por Sandra Pereira | 18/01/2013

O prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, foi reconduzido ao cargo de presidente do Conisud nesta quinta-feira, 17, com sete dos oito votos dos prefeitos das cidades que formam o consórcio. Roberto Rocha, prefeito de Vargem Grande Paulista, estreante no consórcio ao lado de Cotia foi eleito vice-presidente. Clodoaldo Leite, prefeito de Embu-Guaçu, será diretor Administrativo Financeiro. Já  Francisco Júnior, prefeito de Juquitiba, foi eleito diretor Técnico Operacional. 

Apenas o prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes não participou da votação sob o argumento de que estava assinando convênio com o governo do Estado. Chico Brito e a nova diretoria do Conisud ficam nos postos por 2 anos.

Na mesma reunião em que elegeram o presidente e a nova diretoria do Conisud os prefeitos definiram que o consórcio vai atuar em cinco eixos distintos. O primeiro será o lixo, em seguida vem a segurança, a saúde, compensação ambiental para as cidades em área de manancial e mobilidade urbana e transporte.

"Vamos fazer um planejamento estratégico e dialogar com os governos estadual e federal. Independente das bandeiras partidárias vamos buscar que o governo olhe para nossa região não como quintal, mas com a importância de quem tem 1 milhão de habitantes", antecipou o presidente. 


A meta das cidades é unir os técnicos para discutir e traçar estratégias para melhoria nas áreas temáticas. Os prefeitos se mostraram otimistas sobre a possibilidade de avanços nas áreas prioritárias. Eles defendem que juntas as cidades somam 1 milhão de habitantes.

O Conisud garante a articulação conjunta das cidades em várias áreas. A meta do consórcio é favorecer a articulação regional e implantar políticas públicas e serviços que sejam comuns aos municípios participantes, como é o caso do SAMU Regional e o campus da Unifesp. O Conisud também articulou a aprovação da lei que regulamentou e deu força aos consórcios. Outra proposta tratada no âmbito do consórcio é a criação de uma usina regional de compostagem de lixo, que deve ganhar força nessa gestão.

Comentários