Vereadores da Região Sudoeste vão a Brasília exigir Universidade Federal e Parque do Rodoanel

Por Outro autor | 19/04/2010

Os vereadores da Região Sudoeste realizaram uma reunião na manhã desta sexta-feira (16), na Câmara de Embu das Artes, e definiram que vão em caravana até Brasília no próximo dia 28 de abril, quando reivindicarão da Bancada Paulista dos Deputados Federais o apoio à imediata liberação dos R$ 32 milhões destinados ao Parque da Várzea do Rio Embu-Mirim (também conhecido como Paque da Cidade), em área de compensação ambiental do trecho sul do Rodoanel, com aproximadamente 1,6 milhão de metros quadrados.

No mesmo local do futuro parque, os prefeitos do CONISUD e do CODIVAR fecharam acordo para a construção de uma Universidade Federal, cujo projeto já está em andamento no Ministério da Educação e junto à Unifesp. Será também solicitada a contratação de funcionários e professores para a nova Universidade, cujas obras podem ser iniciadas ainda em 2010.

Participaram da reunião na Câmara de Embu os presidentes dos Legislativos de Embu, Silvino Bomfim, de Itapecerica da Serra, Amarildo ‘Chuvisco’, de São Lourenço da Serra, Fernandão, de Embu-Guaçu, José Raimundo, além do Presidente da Aversud (Associação de Vereadores), Wagner Eckstein e os vereadores Zé Maria (Itapecerica), Dimas Rizzi (Juquitiba), João Leite (Embu), Natal (Taboão), Zé Gontijo (São Lourenço), Didi (Embu), Zé Ricardo (São Lourenço), Ná (Embu), André Despézio (São Lourenço), Gilvan da Saúde (Embu), Zé Carlos (Embu), Milton do Rancho (Embu), João Miranda (Itapecerica), Ana Salete (Juquitiba), Luiz do Depósito (Embu) e Roberto Isidoro (São Lourenço).

Nas sessões realizadas nesta última semana, as Câmaras Municipais aprovaram Moções de Apelo à liberação de verbas para a Universidade Federal, bem como para o Parque da Cidade, documentos que serão entregues em mãos na Câmara dos Deputados e ao Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Rocha Santos Padilha.

No Embu, além das Moções de Apelo, os vereadores também aprovaram uma Moção de Aplausos à bancada paulista de Deputados Federais (70 deputados de todos os partidos), por terem aprovado uma Emenda Coletiva com recursos da ordem de R$ 32 milhões para que o Parque da Cidade seja construído. Um dos objetivos da visita da caravana de vereadores a Brasília é justamente a pressão democrática para que a verba seja liberada antes do prazo do calendário eleitoral (junho), após o qual a liberação de recursos ficará suspensa praticamente até o final do ano.

(Texto e fotos: Márcio Amêndola - Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Embu das Artes)

Comentários