/

Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Dia da Consciência Negra é comemorado com atrações na terça, dia 20

Por Karen Santiago | 18/11/2012

consciencia1

DivulgaçãoDia é comemorado com atrações nas cidades de Embu e Taboão

Na próxima terça-feira, dia 20 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. A data é estabelecida como ponto facultativo nas cidades de Taboão e Itapecerica, já em Embu das Artes é Feriado – veja mais aqui. Alguns eventos serão realizados nos municípios em homenagem a Zumbi dos Palmares, herói da resistência e de luta contra a escravidão dos negros no Quilombo dos Palmares.

A escolha da data não foi por acaso, uma vez, que em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares,  foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares. Comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.

Em Embu das Artes as atrações se estendem até o final do mês de novembro, dia 30, com destaque para o dia 20 de novembro. Danças, exposições, Capoeira, sarau entre outras comemorações marcam a data na cidade de Embu – veja relação de atrações aqui.

Na cidade de Taboão, a comemoração será tímida. Somente dia 24 de novembro, a data será comemorada no Cemur, a partir das 20h, com uma serie de atrações musicais, entre eles: Fernando MpBlack, Jazz, Soul, MPB, DJ Ademir com ritmos latinos e os refinados R&B e Neo Soul. A abertura será a cargo do Coral da Terceira Idade Hino da África. A entrada é somente com convites. Informações (11) 4135 1780.

Em Itapecerica, por sua vez, a comemoração para a data não foi divulgada.

Patricia

dignidadea raça negra exaltaçao a sua cultura feliz dia da conciencia negra

Cleusa Maria de Lima

O dia 20 de Novembro é uma data mais do que justa para á celebração, porque neste pais somos mais da metade da população, mas que não significa em hipótese alguma a inserção do negro no mercado de trabalho, no cenario politico, e esta luta é dos negros que tem que lutar pelo objetivo, e a educação é um passo muinto importante, já que os negros nunca teve herança. Estudar ter uma qualificação profissional e correr atrás das oportunidades, que eu tenho certeza que surgirão.

yana

ake eu quero sabeer quem foii quilombo dos palmares ? :p

n.souza645@gmail.com

gostei +ou-desse texto

giiberto

averdade e que o dia da consiencia negra aqui de itapecerica pareci nao consiencia de que consiencia,de tamanho abagunça, que esta,sem comando,com jogo de entereço de algumas pessoas, que nao tem nada aver,isso e triste,para ficar assim e melhor acabar.....

30/07/2015

Taxa de desemprego sobe pelo quinto mês consecutivo na região

30/07/2015

Coquetel marca inauguração da segunda unidade da Padaria Belas Artes em Taboão

29/07/2015

Bairro da Lagoa é beneficiado por programa “Mais Asfalto”

28/07/2015

Prefeito Chuvisco comanda reunião do Conisud visando luta por interesses da regi

28/07/2015

Prefeito Chuvisco anuncia obras de infraestrutura na região do Valo Velho

27/07/2015

MST de Taboão da Serra realiza caminhada em favor da saúde do município

27/07/2015

Conisud realiza conferência sobre importância dos mananciais

26/07/2015

Prefeitura de Taboão promove formação para funcionários

24/07/2015

Fundo Social de Solidariedade de Taboão faz entrega de enxovais

24/07/2015

Taxa de desemprego sobe em junho e registra a maior alta desde 2010

30/07/2015

Taxa de desemprego sobe pelo quinto mês consecutivo na região

30/07/2015

Jd. do Colégio em Embu recebe mais de 1.500 árvores

30/07/2015

Coquetel marca inauguração da segunda unidade da Padaria Belas Artes em Taboão

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.