/

Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Dia da Consciência Negra é comemorado com atrações na terça, dia 20

Por Karen Santiago | 18/11/2012

consciencia1

DivulgaçãoDia é comemorado com atrações nas cidades de Embu e Taboão

Na próxima terça-feira, dia 20 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. A data é estabelecida como ponto facultativo nas cidades de Taboão e Itapecerica, já em Embu das Artes é Feriado – veja mais aqui. Alguns eventos serão realizados nos municípios em homenagem a Zumbi dos Palmares, herói da resistência e de luta contra a escravidão dos negros no Quilombo dos Palmares.

A escolha da data não foi por acaso, uma vez, que em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares,  foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares. Comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.

Em Embu das Artes as atrações se estendem até o final do mês de novembro, dia 30, com destaque para o dia 20 de novembro. Danças, exposições, Capoeira, sarau entre outras comemorações marcam a data na cidade de Embu – veja relação de atrações aqui.

Na cidade de Taboão, a comemoração será tímida. Somente dia 24 de novembro, a data será comemorada no Cemur, a partir das 20h, com uma serie de atrações musicais, entre eles: Fernando MpBlack, Jazz, Soul, MPB, DJ Ademir com ritmos latinos e os refinados R&B e Neo Soul. A abertura será a cargo do Coral da Terceira Idade Hino da África. A entrada é somente com convites. Informações (11) 4135 1780.

Em Itapecerica, por sua vez, a comemoração para a data não foi divulgada.

Patricia

dignidadea raça negra exaltaçao a sua cultura feliz dia da conciencia negra

Cleusa Maria de Lima

O dia 20 de Novembro é uma data mais do que justa para á celebração, porque neste pais somos mais da metade da população, mas que não significa em hipótese alguma a inserção do negro no mercado de trabalho, no cenario politico, e esta luta é dos negros que tem que lutar pelo objetivo, e a educação é um passo muinto importante, já que os negros nunca teve herança. Estudar ter uma qualificação profissional e correr atrás das oportunidades, que eu tenho certeza que surgirão.

yana

ake eu quero sabeer quem foii quilombo dos palmares ? :p

n.souza645@gmail.com

gostei +ou-desse texto

giiberto

averdade e que o dia da consiencia negra aqui de itapecerica pareci nao consiencia de que consiencia,de tamanho abagunça, que esta,sem comando,com jogo de entereço de algumas pessoas, que nao tem nada aver,isso e triste,para ficar assim e melhor acabar.....

17/04/2014

2º Fórum Sobre Drogas e Direitos Humanos em Embu será dia 24/4

16/04/2014

Pneus e piscina descoberta causa alerta de dengue no ginásio de Itapecerica

16/04/2014

Minha Casa minha vida beneficia 360 famílias em Embu Guaçu

14/04/2014

Dep. Analice destinará recursos para pistas de skate em Itapecerica

13/04/2014

Descaso da Eletropaulo deixa moradores de vários bairros sem luz em Taboão

11/04/2014

Restaurante Pachá, em Taboão da Serra, sofre princípio de incêndio

11/04/2014

Polícia Civil descobre fábrica de gelo em Taboão que 'roubava' água

10/04/2014

Ex-prefeito de Embu das Artes, Oscar Yazbek, morre aos 77 anos

10/04/2014

Adalberto inaugura sua terceira padaria na cidade de Embu das Artes

09/04/2014

Governo Estadual destina recurso para área social de Itapecerica e região

18/04/2014

Homem embriagado cai em córrego e morre no Jd. São Salvador em Taboão

18/04/2014

PM prende acusados de furtar 21 celulares em loja de Taboão

18/04/2014

Feriado prolongado com várias opções de cultura e lazer para a região

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.