Hospital oferece 100 leitos de retaguarda ao Conisud

Por Sandra Pereira | 25/08/2009

O Hospital Santa Mônica, situado no Valo Velho, pode se tornar uma alternativa para a falta de leitos nas seis cidades que formam o Consórcio Intermunicipal da região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud).

Na reunião dos prefeitos do consórcio realizada no dia 20, o diretor clínico do hospital, Iron Say,  falou sobre a possibilidade de oferecer leitos à região.

Segundo ele, o hospital tem 100 leitos ociosos, financiados pelo SUS. Para viabilizar a proposta seria preciso firmar convênio entre o Conisud, o hospital e a Secretaria Estadual de Saúde. Esse modelo de convênio envolvendo consórcio de cidades na área de saúde já é uma prática comum no Brasil. Caso a proposta do hospital seja implementada será a primeira vez na região que esse modelo contratual é estabelecido.

“Nós somos credenciados pelo SUS e temos 100 leitos ociosos. As cidades precisam dos leitos. Agora falta firmar o contrato necessário, ver as questões técnicas para começar a atender”, afirmou o diretor, acrescentando que a capacidade instalada da instituição comporta os novos leitos.

De acordo com o diretor todos os leitos são de retaguarda para o tratamento de doenças crônicas nas áreas de neurologia, cardiologia e gastroenterologia.

O Santa Mônica foi inaugurado em  1969. É especializado no tratamento de doenças prolongadas, como AVC, Alzheimer, câncer, esclerose múltipla, obesidade mórbida, sequelas neurológicas e ortopédicas bem como doenças psiquiátricas, respiratórias, cardíacas, renais e digestivas.
Durante a reunião, os prefeitos presentes, Jorge Costa, de Itapecerica, Clodoaldo Leite, do Embu Guaçu e Cida Mashio, de Juquitiba, decidiram aceitar a oferta de leitos. Eles determinaram que seja feita uma avaliação jurídica a fim de viabilizar o convênio para que as cidades possam utilizar os leitos ofertados pelo hospital Santa Mônica.
Na mesma data da reunião do Conisud os vereadores da região tentaram, em vão, uma audiência com o governador José Serra para pedir melhorias no atendimento dos Hospitais Gerais do Pirajussara e de Itapecerica da Serra.

Comentários