/ /

Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Campanha de prevenção ao câncer de mama mobiliza mulheres de Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 15/10/2012

mama1

Renan GomesPalestras são importantes para popularizar o assunto e tirar dúvida das mulheres

Outubro é o mês de prevenção do câncer de mama e uma campanha mundial tem por objetivo alertar as mulheres para a importância do diagnóstico precoce da doença. Se identificado no começo, o câncer tem quase 100% de chance de ser tratado e curado. Em Taboão da Serra, a Secretaria de Saúde e a Coordenadoria dos Direitos da Mulher estão realizando palestras sobre o tema nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Assistência Social (Cras)  e no  Centro de Referência da Mulher, responsável pelo diagnóstico e tratamento das pacientes.

Nos dias 19 e 20 de outubro, a campanha segue no Shopping Taboão com mais atividades de prevenção e encerra no dia 27 em uma grande caminhada que sairá da UBS Parque Pinheiros/CSU com destino a Praça Luiz Gonzaga. As duas ações tem como objetivo chamar a atenção das mulheres à necessidade de realizar o exame de mamografia. As interessadas em realizar o exame gratuito devem procurar a Unidade de Saúde  mais próxima de sua casa.

Apesar de simples, o exame gera uma desconfiança muito grande entre as mulheres. “O quanto antes for diagnosticado, maior a chance de ser curado. O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no Brasil, isso é sério e tem que ser combatido.”, avisa a médica mastologista Dra. Stana Helena Giorgi.  Ela alerta ainda que as mulheres que já realizaram o exame, mas não mostraram a nenhum médico devem agendar uma consulta no Centro de Referência da Mulher o mais rápido possível.  

Apesar dos esforços o número de mulheres atingidas continua crescendo a cada ano. A estimativa é que até o final de 2012 haja 50 mil novos casos. “Existem vários fatores de risco, um deles é a primeira menstruação antes dos 12 anos, e a menopausa após os 55 anos. A carga genética também deve ser considerada”, explica a médica.

Cor símbolo

Aqui em Taboão da Serra, a Praça Nicola Vivilechio e o Cristo estão iluminados com a cor rosa, símbolo da campanha. A medida também faz parte da Campanha.

Por Daniela Monteiro

28/01/2016

Chico Brito recebe comissão e garante que Hospital Leito reorganiza a saúde

27/01/2016

Novos conselheiros gestores de saúde são empossados em Embu das Artes

17/01/2016

Taboão capacita servidores para combater o mosquito da Dengue

13/01/2016

Prefeitura de Taboão abre processo seletivo para contratação de médicos

11/01/2016

Clínica São Bento é a melhor opção em consulta de Embu, Taboão e Itapecerica

11/01/2016

Como em Taboão moradores de Embu protestam contra fechamento de PS

05/01/2016

Saúde de Taboão alerta que cuidados contra Dengue deve ser permanente

30/12/2015

Leitor flagra água parada com risco de proliferação de Dengue em Itapecerica

29/12/2015

Anvisa libera vacina contra dengue mas sem efeito contra Chikungunya e Zika

05/02/2016

Fábio Moreira recebe Lu Alckmin no Centro Integrado de Cidadania

05/02/2016

Presidente Cido cobra melhorias no serviço prestado pela Eletropaulo

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.