Escola de Gastronomia promove visita técnica a hotel escola em São Pedro

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/10/2012

Alunos da Escola de Gastronomia de Taboão da Serra fizeram uma visita técnica ao Grande Hotel São Pedro, um hotel escola mantido e administrado pelo SENAC, que fica na estância hidromineral Águas de São Pedro. O passeio faz parte do conteúdo dos cursos de Hospitalidade e Gastronomia, já que possibilita observar o ambiente real de uma empresa em funcionamento, com a participação ativa dos alunos, que puderam conhecer cada espaço, como as unidades habitacionais, laboratórios utilizados nos cursos da instituição e o funcionamento da cozinha experimental do hotel.

O ônibus partiu de Taboão da Serra pela manhã e chegou ao hotel na hora do almoço. Ao chegar os estudantes foram recepcionados pelas monitoras do SENAC, que os conduziu para um almoço na cozinha de coletividade. Os visitantes mostraram que já estão colocando em prática o que aprendem: como bons estudantes de gastronomia avaliaram a refeição e já deram suas impressões sobre os pratos do ponto de vista técnico, sugerindo novos temperos e ingredientes.

Depois o almoço o grupo se reuniu em uma sala de aula para assistir a uma palestra sobre alimentos e bebidas, momento de reforçar os conceitos aplicados durante as aulas, e ouviram atentamente a explanação das monitoras sobre a estrutura organizacional do hotel, que inclui um campus. Logo após seguiram em excursão pelas dependências do Grande Hotel São Pedro, onde puderam ver a dinâmica e organização dos setores, um encontro da teoria com a prática.

Maria das Graças da Silva Nobre, que faz o curso de Cozinha Básica, comentou: “a visita foi uma delícia, pude ver muita coisa que é falada no curso, ampliando meus conhecimentos”. Francisco Régis Belmondes, que cursa Panificação e Confeitaria, disse que a atividade além de agregar conhecimento o possibilitará implantar as coisas novas que viu na empresa onde ele trabalha como cozinheiro. Para a diretora da Escola de Gastronomia, Lilian Ribeiro, “é importante que nossos alunos vejam e aprendam diferentes modelos de trabalho e gestão na cozinha”.

Essa foi a segunda atividade externa no mês, já que os alunos também participaram da feira Equipotel.


Por Rita de Cassia

Comentários