Taboão da Serra comemora sucesso da Campanha de vacinação contra o HPV

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/10/2012

Cerca de três mil meninos e meninas da rede municipal de ensino de Taboão da Serra receberam a primeira dose da vacina que previne o câncer de colo do útero, provocado pelo vírus papilomavírus humano – o HPV.

A campanha que aconteceu em todas as 25 escolas de ensino fundamental da cidade terminou dia 27 de setembro, com um recorde de aceitação . Foram vacinadas 2990 adolescentes dos quintos anos, que estão na faixa etária de 9 a 12 anos.

“ Só poderemos mensurar os benefícios dessa ação com o tempo. A medicina preventiva é sempre o melhor caminho para eliminar doenças, reduzir mortes e custos no setor de saúde. ”, salienta o secretário de Saúde Milton Parron.

A vacina aplicada foi a quadrivalente, única que protege contra os tipos 6,11,16 e 18 do vírus, responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero e 90% dos casos de verrugas genitais .Essa vacina não é encontrada na rede pública de saúde. Na rede particular, cada dose custa em torno de R$ 400 reais. Como são necessárias três doses, o valor total da imunização chega a R$ 1.200.

“ Fiquei muito feliz em ver como os pais estão conscientes sobre os benefícios da vacina contra o HPV, a adesão foi extraordinária . A vacinação contra o HPV fortalece o Programa Saúde Total nas Escolas”, afirmou o secretário de Educação José Marcos dos Santos.
Os estudantes receberão a segunda dose da vacina no mês de novembro e a última, em março de 2013. Para estarem imunizadas, os alunos precisam receber obrigatoriamente as três doses.

“A vacina contra o HPV é um dos maiores avanços em oncologia. O câncer de colo do útero é a segunda causa de morte no mundo. Taboão está um passo à frente em defesa da vida e da proteção aos nossos jovens”, salientou o prefeito de Taboão da Serra, Evilásio Farias, que disse esperar que a medida criada seja adotada como política pública para a cidade de Taboão, e possa ser seguida em outros governos.

Os alunos autorizados que perderam a vacina, poderão se imunizar na Secretaria de Saúde de Taboão da Serra.

Vacina ainda não tem prazo para estar disponível na rede pública

No mês de setembro, enquanto a cidade de Taboão da Serra realizava a Campanha de Vacinação contra o HPV, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou a inclusão da vacina que protege contra o vírus HPV na rede pública para meninas de 9 a 13 anos. No entanto, o projeto de lei ainda não tem prazo para virar realidade nos postos de saúde do Brasil, pois precisa da análise da Câmara dos Deputados e, se aprovado, vai para a sanção da presidente Dilma Rousseff. Os meninos também não serão beneficiados.

Ao vacinar meninos e meninas contra o HPV, Taboão da Serra colocou o Brasil na frente, antes até da Austrália, país-modelo quando se trata de vacinação contra infecções e doenças causadas por HPV no mundo. O governo australiano incluirá, a partir de 2013, meninos em seu programa de vacinação contra HPV, depois de um grande sucesso com a vacinação de meninas.


Por Cristina Aguilera

Comentários