Justiça retoma audiência dos acusados na fraude do IPTU em Taboão

Por Sandra Pereira | 21/09/2012

Os 26 acusados pela polícia civil de participação na fraude do IPTU de Taboão da Serra voltam a sentar no banco dos réus nesta segunda-feira, 24, quando a Justiça vai recomeçar a audiência de instrução que dará início ao julgamento. A audiência está marcada para as 10 horas, no Fórum de Taboão. Os trabalhos serão conduzidos pelo juiz Guilherme Lopes Alves Lamas, novo titular da Vara Criminal da Comarca de Taboão da Serra.

A expectativa de alguns dos advogados de defesa dos acusados é de que a audiência seja suspensa novamente. Mas, boa parte dos réus quer que o julgamento aconteça logo. Eles argumentam que a indefinição atrapalha o andamento normal de suas vidas e garantem estar confiantes de que a Justiça vai determinar sua inocência.

O julgamento é aguardado com expectativa no meio político da cidade. Entre os acusados estão vereadores, ex-secretários municipais e ex-servidores públicos acusados pela polícia de participação no suposto esquema de desvio de recursos oriundos do pagamento de tributos municipais. 

Como a audiência realizada anteriormente foi anulada pela Justiça todos querem saber se a ausência do depoimento do investigador Ivan Jerônimo da Silva, que morreu em circunstâncias ainda não esclarecidas, e, foi o responsável pela investigação e prisão dos acusados vai interferir nos trabalhos.

Se a expectativa dos advogados se confirmar e a audiência for adiada será a terceira vez que a haverá suspensa. Todos reconhecem a complexidade e a dimensão do processo que já é o maior julgado na cidade. Os advogados ainda reclamam de ausência de documentos nos autos e dificuldade de acesso justificativas usadas anteriormente para adiar o julgamento.

Na primeira audiência de instrução, em agosto de 2011, a então juíza do caso, Flávia Castellar Olivério, chegou a admitir as dificuldades de conduzir um processo tão complexo, envolvendo tantos acusados e advogados de defesa. Após o adiamento a audiência foi remarcada para janeiro deste ano, quando foi adiada novamente desta vez para setembro, faltando poucos dias antes da eleição municipal.


Comentários