Secretaria de Saúde de Taboão promove I Seminário de Não Violência e Cultura de Paz

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 13/09/2012

Profissionais da saúde participaram do I Seminário de Não Violência e Cultura de Paz realizado no Cemur. O evento foi o primeiro passo para a capacitação das pessoas que lidam com vitimas de violência no município. Um núcleo formado por esses profissionais realizam encontro intersetoriais  para promover e debater o tema abordado do seminário.

Para o secretário de Saúde, Dr. Milton Parron, “a importância em se realizar um evento como esse está em refletirmos sobre o mundo que estamos construindo e vamos deixar para nossos filhos. Quais são os valores? O que entendemos por responsabilidade social?”, enfatizou o secretário na abertura do evento.

O seminário faz parte das ações de articulação elaboradas pela Secretaria de Saúde, e o conteúdo reúne temas diferentes. Mas, em esferas que se comunicam entre si, fundamental para quem está iniciando os trabalhos com violência e para quem já conhece e identifica as diversas abordagens da violência. “Esse evento foi excelente e conseguimos alcançar o nosso objetivo agora é colocar em prática tudo o que foi abordado nesse seminário”, disse a diretora da UBS Margaridas, Janete Alves Gomes.

Outros grupos também participaram do evento, e observaram que pelo pouco tempo que existe, o Núcleo de Taboão está em processo bastante avançado de desenvolvimento. “Diante de tantas violências que temos vivido em nosso mundo parece que estamos avançando na ideia de pensar mais na paz do que na violência. Essa marca esse grupo já está trazendo, pois a semântica das palavras que compõem o nome do núcleo reflete isso, o que me chamou muito a atenção”, declara a Coordenadora do Núcleo de Cultura de Paz de Embu das Artes, Rose Gattinger.

Sobre o Núcleo de Prevenção de Violências e Promoção da Cultura de Paz de Taboão da Serra

O Núcleo de Prevenção de Violências e Promoção da Cultura de Paz de Taboão da Serra iniciou as atividades em maio de 2012 e é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde que se propõe a discutir e protocolar procedimentos em rede para combater todo tipo de violência atendida nos diversos setores da prefeitura, além de elaborar e constituir uma cultura de paz no município.


Por Rita de Cassia

Comentários