Alunas do Curso de Camareira da Escola de Gastronomia participam do projeto Sinergia

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 30/08/2012

No dia 14 de agosto de 2012, as alunas do Curso de Camareira de Hotel, participaram de mais um dos projetos promovidos pela Escola de Gastronomia. Esse projeto é denominado Sinergia e trata-se de uma parceria entre a escola e a rede Accor de Hotéis.

Os hotéis da rede Accor estão localizados em grandes cidades por todo o mundo, sendo uma das maiores redes hoteleiras existentes. Os hotéis da rede oferecem aos viajantes uma vasta gama de serviços customizados, além de oferecer instalações modernas e inovações na área de hotelaria.

“Essa parceria entre a Escola de Gastronomia e a Rede Accor de Hotéis é uma grande oportunidade para as alunas, tendo em vista, que através deste projeto elas puderam conhecer o funcionamento interno de um dos espetaculares hotéis da rede”, afirma a diretora de Escola de Gastronomia, Lilian Ribeiro.

Cada uma das alunas visitou um hotel diferente, dentre eles : Formule 1 Morumbi, Ibis Interlagos, Ibis Morumbi, Mercure Funchal, Mercure Itaim Bibi, Mercure Privilege, Mercure Stella Veja, Mercure Vila Olimpia, Formule 1 Paulista, Formule 1 Tamboré, Mercure Alamedas, Mercure Central Towers, Mercure Jardins, Mercure Jardins, Mercure Paraiso, Novotel Center Norte e Novotel Jaragua.  Todos se colocaram à disposição das alunas do Curso de Camareira para um dia de vivência.

Cada aluna, ao chegar no respectivo hotel, foi recebida pelo  gerente do mesmo, para em seguida ser apresentada para os outros funcionários do Hotel e para a  governanta responsável pelo andamento do trabalho ao longo do dia.

“Dentre as atividades desenvolvidas, as alunas relataram que conheceram todas as dependências do hotel e diversos setores , primeiramente a recepção onde são realizados o check in e check out, bem como a recepção dos hospedes, reservas e orientações quanto às dependências do hotel e por fim os eventos da cidade durante a estadia do hóspede”, informa Amanda Campos, da funcionária da Escola de Gastronomia e responsável por elaborar um relatório do trabalho realizado.

As alunas conheceram o setor de governança onde são abastecidos todos  os quartos. Puderam aprender também que cada camareira é responsável por um andar e que cada andar é composto por 24 quartos denominados Unidades Habitacionais -UH´s.
Aluna contratada depois do projeto

“Eu aprendi muitas coisas, apesar de que a maioria delas eu aprendi no curso” , conforme relatou a aluna Dalva Pereira, moradora do Jardim Record, que participou do projeto no Hotel Formule 1 Morumbi e em seguida, foi chamada para uma entrevista no Hotel Mercure Alamedas, no qual já está trabalhando atualmente.

“Estou muito feliz, já estou trabalhando, essa Escola de Gastronomia foi uma grande obra da Prefeitura. Só não arranja emprego quem não quer estudar”, disse Dalva.

Vale ressaltar que, as alunas foram muito questionadas pelas camareiras (funcionárias do hotel) a respeito da Escola, do curso e das aulas, tendo em vista que nenhuma delas possuí o referido curso de Camareira. “Desta forma, nota-se que o curso foi de extrema importância para as alunas e o diferencial para que elas pudessem apenas solidificar os conhecimentos adquiridos no curso”, finaliza Lilian Almeida.


Por Marcelo Valladão






Comentários