Distribuição de gás natural será ampliada em Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 30/08/2012

A Comgás – Companhia de Gás de São Paulo – inicia, na segunda quinzena de setembro, as obras de instalação da rede de distribuição de gás natural canalizado em Taboão da Serra que vai atender residências, comércios e postos de abastecimento veicular.

A Prefeitura de Taboão da Serra acompanha o projeto, e no último dia 23 de agosto, os secretários de Mobilidade Urbana, Comunicação e técnicos do governo municipal estiveram visitando a sede da empresa, em São Paulo.

“Estamos acompanhando esse projeto que demonstra que estamos em amplo desenvolvimento da cidade. A visita de nossos servidores foi para que tudo ocorra da melhor maneira para o munícipe”, afirma o prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias.

A previsão é que até maio de 2013 sejam construídos cerca de 70 km de rede de gás na cidade, com potencial para atendimento de mais de 7.500 residências.

A maior parte das obras da Comgás será realizada pelo método não destrutivo (MND) e na calçada, evitando assim impactos no trânsito. A instalação da tubulação será feita pelo subsolo, com a abertura de pequenas valas, de 1,5m x 1,5m, distantes cerca de 100 metros umas das outras, causando menos transtornos ao trânsito e à população, já que quase 58 km de rede serão construídos na calçada e apenas 8 km na rua, também, na maior parte pelo método não destrutivo.

“Por esse método, não é preciso abrir grandes valas para instalar a tubulação, permitindo que o tempo da obra seja reduzido significativamente, assim como os transtornos para moradores e à comunidade, pois há menos interferência nas vias”, explica Marcelo Ferreira, Gerente do Projeto. Atualmente cerca de 90% das obras da Comgás são realizadas pelo método não destrutivo.

Taboanense cuidará do sistema na cidade

Em um dos setores mais importantes da empresa, Melissa Vieira Bertollo, moradora de Taboão da Serra monitora o sistema de distribuição de gás natural em diversas localidades, entre elas vai estar a do novo sistema, em Taboão da Serra. “Vou ser uma taboanense cuidando dos taboanenses”, brinca ela, que mora na cidade há dois anos.


Por Marcelo Valladão

Comentários