Caso Celso Daniel terá novo júri em Itapecerica

Por Outro autor | 15/08/2012

Dois acusados de participar do assassinato do então prefeito de Santo André, Celso Daniel, vão a julgamento nesta quinta-feira (16). O júri acontece no Fórum de Itapecerica da Serra, a partir das 9h30. O julgamento dos dois acusados estava marcado inicialmente para acontecer no dia 10 de maio, quando três acusados foram condenados pelo crime.

Os advogados dos réus Itamar Messias dos Santos e Elcyd de Oliveira Brito, porém, abandonaram o plenário do Fórum, adiando o julgamento de seus clientes. Na ocasião, os defensores alegaram que não teriam tempo para fazer uma defesa técnica com apenas 30 minutos cada um. O advogado de Santos, Airton Jacó Gonçalves, chegou a pedir o desmembramento do processo para que seu cliente fosse julgado individualmente.

Como o juiz Antônio Hristov recusou essa tentativa, ele tomou a decisão de abandonar a tribuna. Já a advogada de Brito, Ana Lúcia dos Santos, afirmou que - com a nova data e com mais tempo de exposição no júri - seu cliente poderá "ter uma defesa digna". 

Julgamento


No dia 10 de maio, três acusados foram condenados após um dia de julgamento. Segundo a decisão do juiz, as penas foram: Ivan Rodrigues da Silva foi condenado a 24 anos de prisão; Jose Edison da Silva, a 20 anos; e Rodolfo Rodrigo dos Santos Oliveira foi punido com 18 anos de detenção.  Inicialmente, todos devem cumprir a pena em regime fechado. Rodolfo teve uma pena menor porque, na época do crime, era menor de idade.

Morte


Ex-professor universitário, deputado e prefeito da cidade do ABC pela terceira vez, Celso Daniel foi encontrado morto numa estrada de terra em Juquitiba (SP), alvejado por oito tiros, após dois dias de sequestro. Ele era o escolhido para coordenar a campanha que levaria o ex-presidente Lula ao poder. 

Do R7


Comentários