Prefeitura de Taboão e CIEE promovem palestra sobre Reforma Tributária

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 4/07/2012

A Prefeitura de Taboão da Serra, com a participação direta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e do CIEE trouxe para os empresários da cidade e estagiários da Prefeitura a palestra “Tendências Socio-Econômicas e Reforma Tributária”, pelo professor da Fundação Getúlio Vargas, Antonio Jacinto Caleiro Palma, que também é presidente emérito do CIEE.

A Associação das Indústrias do Sudoeste de São Paulo também foi fundamental para a realização do evento, que contou com cerca de 350 pessoas na manhã do último dia 27 de junho no Cemur.
“Eu sou um estagiário mais velho, hoje é um dia histórico por causa do título do Corinthians, eu sou são-paulino, mas eu acho que o Corinthians é o Brasil”, disse o professor Caleiro, que logo “quebrou o gelo” com a maioria de ouvintes na faixa dos 20 anos.

“O CIEE é uma casa de jovens administradas por velhos, eu fico alegre em saber que todos os estagiários aqui estão inseridos no mercado, todos estudam e todos trabalham, a maioria na Prefeitura”, disse ele.

Na palestra, o professor ressaltou a importância de se buscar aprender e ter um diferencial na formação profissional, ele contou sua história de vida, e que iniciou como estagiário do CIEE, chegando à presidência da entidade.

“Eu comecei como estagiário no CIEE, tomei pau no vestibular na FGV a primeira vez, e hoje sou professor, tem hora que a gente desanima, fica com preguiça, mas não podemos parar”.

O professor Caleiro ressaltou que o país está vivendo um momento diferente, em que não há mais chance para as pessoas que não tem ética.

“A sociedade brasileira não está deixando passar mais, o Brasil melhorou muito, não acaba tudo mais em pizza, não se iludam! O Brasil está aparelhado para pegar as atitudes incorretas de políticos e de empresários, o Brasil melhorou muito nesse sentido”.

Entrando no tema mais áspero da manhã, a Reforma Tributária, ele falou que é preciso ter coragem e vontade política para se transformar a realidade da arrecadação de impostos no Brasil.
“Três tipos de impostos, federal, estadual e municipal, cada ente público desse é responsável pelo seu terreno. O grande retorno para os municípios não é o ISS, nem o IPTU, mas sim o ICMS, todas as empresas de Taboão pagam e  20% volta para o município”.

Segundo ele “o grande problema do Brasil é que a União tem que pagar a receita dos municípios falidos, assim o Brasil está desestimulando o nascimento de novos municípios, por que isso gera custo, a maioria dos municípios não tem grande arrecadação de impostos”.

“O Brasil tem uma carga tributária imensa, da ordem dos países desenvolvidos mas não dá o retorno como os países desenvolvidos, não devolve para o povo”.

A palestra foi efusivamente aplaudida pelos presentes, a maioria jovens, que puderam aprender e trocar ideias com o professor na parte final, em que o tempo foi destinado às perguntas.

Por Marcelo Valladão

Comentários