Alunos da rede municipal participam do Programa Saúde na Escola

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 3/07/2012

O Programa Saúde na Escola, uma parceria da Autarquia de Saúde IS e Secretaria Municipal de Educação de Itapecerica da Serra, foi realizado nos dias 25 a 28 de junho.  As ações fazem parte do Programa Nacional de Promoção de Saúde dos escolares e atende alunos da 1ª a 5ª série do ensino fundamental do Potuverá e Aldeinha.

As atividades de saúde e educação foram realizadas na EM São Leopoldo, EM Lenice Lopes Simioni e EM José Pereira de Borba. Inicialmente crianças assistiram palestra com teatro de fantoches e em seguida fizeram uma avaliação antropométrica (medição de altura e peso), mediram a pressão arterial e receberam informação sobre saúde bucal, tuberculose e hanseníase.

Foram avaliadas cerca de 500 crianças; as informações colhidas foram anotadas em fichas individuais, que posteriormente são confrontadas com o gráfico de crescimento padrão e servirá de referência no acompanhamento das crianças no ambiente escolar.

Participaram do programa a equipe de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e agentes comunitários da Autarquia de Saúde, UBS Potuverá, UBS Salvador de Leone e CEM (Centro de Especialidades Municipal).

“É muito enriquecedor fazer a avaliação preventiva dos alunos”, destacou a enfermeira Tânia Barbosa.

Comentários