Coordenadoria da Mulher de Taboão participa de reunião que antecede CPMI da Violência Contra a Mulher

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 26/06/2012

Na última segunda-feira (20) a Coordenadoria dos Direitos da Mulher de Taboão da Serra representou o município na audiência pública que antecede a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência Contra a Mulher, realizada na Câmara Municipal de Embu das Artes. A abertura da reunião foi feita com uma intervenção cultural: uma apresentação do Cordel da Lei Maria da Penha, de autoria de Tião Simpatia (que apóia a associação Maria da Penha). Trinta e três pessoas participaram da apresentação, e na sequência a gestora de cada cidade que possui organismos de políticas para mulheres apresentou os serviços que desenvolvem e casos emblemáticos de enfrentamento à violência.

Autoridades políticas, gestoras de políticas públicas para mulheres, delegadas de defesa da mulher, uma promotora de justiça, representantes da CPMI e representantes de organizações de mulheres conduziram os debates, enquanto vereadores, sociedade civil e outras organizações, que também participaram do evento, falaram sobre casos emblemáticos de omissão de processos como o de Elisabeth Amorim, Luciana do Nascimento e Luciana Uyeda, apresentados pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher de Taboão da Serra.

Sugestões como da Promotora de Justiça Dra. Maria Gabriela Mansur, que recomenda a implantação de um juizado especializado e promotorias especializadas na região, e da gestora de Osasco, Sonia Rainho, que propõe o funcionamento das delegacias da mulher 24 horas e aos finais de semana, foram compiladas juntamente com o mapeamento do crescente quadro de violência contra a mulher na região para que sejam apresentados na CPMI da Violência Contra a Mulher, que investiga a situação da violência contra a mulher no Brasil e apura denúncias de omissão por parte do poder público com relação à aplicação de instrumentos instituídos em lei para proteger as mulheres em situação de violência.

A Coordenadoria dos Direitos da Mulher de Taboão da Serra também estará presente na próxima audiência, dessa vez estadual, que será realizada no próximo dia 29/06 às 10h no Auditório Franco Montoro na Assembléia Legislativa de São Paulo. Representantes da Coordenadoria convidam os munícipes a participarem desse encontro histórico e se dizem otimistas, articulam que com todos os debates, apontamentos e diagnósticos a CPMI vai trazer um novo olhar sobre a questão do enfrentamento da violência contra a mulher na nossa região, com resultados positivos e possivelmente a construção de uma casa abrigo.

Por Rita de Cassia

Comentários