Comércio Popular do Pirajuçara é o maior e mais desenvolvido da região

Por Sandra Pereira | 17/03/2010

 O comércio popular estabelecido na região do Pirajuçara, no trecho que vai desde a Avenida Kizaemon Takeuti, em Taboão da Serra e segue pela Avenida Rotary em Embu, na direção  do Parque Pirajuçara, tem de tudo.

O comércio local está em plena fase de desenvolvimento facilmente constatado pela imensa quantidade de lojas estabelecidas na região que está se consolidando como uma das mais desenvolvidas no segmento. Na região é possível comprar desde simples aviamentos até um carro O km.

O potencial de crescimento do local é grande e se torna ainda maior diante da saturação do comércio na Estrada do Campo Limpo. Além disso, a proximidade com os bairros que concentram a maior densidade populacional nas duas cidades é um diferencial que impulsiona o desenvolvimento do comércio popular na região.

Por isso, a Associação Comercial e Empresarial de Taboão da Serra (ACE) vem promovendo várias ações no sentido de incentivar o aumento das vendas no comércio do Pirajuçara. O presidente da ACE, Laércio Lopes é um dos maiores entusiastas do comércio na região e aposta no crescimento gradativo do comércio local.

“Gosto de vir aqui porque é perto de casa e a gente encontra tudo que precisa”, afirma Suelen Santana, 39 anos, moradora do Jardim Castilho em Embu.

Ela diz que habitualmente faz compras no local e revela que os preços são mais atrativos do que em outras regiões da cidade. “Hoje em dia a gente procura preço baixo e qualidade. Aqui a gente encontra coisa boa que não faz vergonha pra ninguém”, declara.  

Para os comerciantes que investiram no comércio do Pirajuçara a expectativa em torno dos negócios é grande. Ninguém sabe precisar ao certo quantas pessoas passam diariamente pelo comércio do Pirajuçara, mas há uma previsão de que entre 20 e 50 mil pessoas passem pela região diariamente.

 

Esse universo gigantesco de pessoas vai até a região por motivos diversos. Quem quer comprar eletrodomésticos, roupa, calçados, acessórios, bijouteiras, papelaria, artigos para festas, remédios, óculos, móveis, pagar contas, usar serviços bancários, enfim, a região tem de tudo para garantir que o cliente saia satisfeitos. Até mesmo automóveis é possível comprar na região.

Com o crescimento do comércio na região os moradores de Taboão da Serra e de Embu das Artes não tem mais que ir até o centro de São Paulo para fazer compras.

Preço baixo e facilidades de pagamento também são atrações do local. A facilidade de pagamento, aliás, mantém certas particularidades já extintas nos grandes centros comerciais. Várias lojas trabalham com crediário e até com venda fiado, quando o cliente tem uma relação de maior proximidade com os lojistas.

“Ainda tem gente aqui que compra no caderno para pagar depois. Nós trabalhamos com cartão, mas tem clientes antigos que preferem desse jeito”, declarou a proprietária de um armarinho.

Os ambulantes estão por toda a parte na região. Eles representam uma parcela importante dos negócios feitos no local. Apesar de estarem na informalidade esses comerciantes também ajudam a atrair os clientes para a região.

A variedade do comércio na região impressiona. Mas, a falta de ordenamento especialmente do trânsito dificultam a vida de comerciantes e dos clientes em geral. É preciso paciência para andar na região. Outro problema é a falta de padronização das calçadas e o uso indevido delas.

Um aspecto que favorece o desenvolvimento do comércio na região é a facilidade de acesso até ela por meio do uso do transporte público. A maioria dos bairros tem linhas cujo itinerário contempla o local. Nos pontos sempre lotados não é difícil encontrar moradores de vários locais diferentes.

Comentários