Pátio da Prefeitura de Taboão recebe Feira de Artesanato

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 6/06/2012

O último dia de cada mês é bastante especial à Prefeitura de Taboão da Serra. Longe de grandes espetáculos e festas, é o artesanato que marca presença bem em frente ao Gabinete da Prefeitura, mais especificamente no estacionamento do local. São os artesãos, moradores do município, que erguem os seus quiosques e apresentam à população verdadeiras obras de arte feitas por eles próprios.

E não é somente na Prefeitura de Taboão da Serra que esses mesmos quiosques chamam a atenção. O Shopping Taboão e a Praça Nicola Vivilechio também recebem a conhecida Feira de Artesanato, que atrai os olhos curiosos de quem passa em frente aos locais. A feira, realizada pela própria Prefeitura de Taboão da Serra, através do Fundo Social de Solidariedade, é uma excelente forma que os artesãos encontram para exporem os seus trabalhos. Há uma grande variedade de objetos que são vendidos a preços acessíveis; camisetas, cachecóis, gorros, pulseiras, aromatizadores de ambiente, plantas de várias espécies diferentes arranjadas em vasos muito bem feitos, decorados, e muito mais.

“A população está gostando”, afirma um dos artesãos, Janir Gusman, 65, em relação à aprovação dos munícipes quanto à idéia que a Feira propõe. “Tanto no shopping, quanto na praça e aqui na Prefeitura, a população gosta, compra”, continua. Questionado se o dinheiro arrecadado com as vendas de suas peças artesanais complementa, ajuda na renda familiar, ele comenta que está satisfeito. “A gente não fica rico com isso não, mas é que o pessoal gosta mesmo do trabalho”, diz.

Janir Gusman vende diversos tipos de plantas em seu quiosque, a princípio muito bem cuidadas. Antes de vir morar em Taboão da Serra, há aproximadamente um ano, o artesão comenta que Santos, onde vivia, também possuía muitas feiras de artesanato, e até mesmo chegou a se inscrever para participar delas, no entanto, não recebeu resposta. Foi quando chegou ao município que, segundo ele, teve a sorte de encontrar uma vaga para o tipo de trabalho que ele exerce, no caso o artesanato. “É um todo. Todo mundo aqui faz uma parte, e essa parte que eu faço o pessoal compra, volta, e elogia. Então a gente fica contente, né?!”, conclui.

E tanto Janir Gusman, quanto a também artesã Elaine Cristina da Silva, 42, são coniventes na opinião de que a Prefeitura de Taboão da Serra dá assistência aos artesãos, apoiando e oferecendo espaço gratuito para a divulgação do trabalho. “É uma oportunidade que ela [prefeitura] dá pra gente. Quer dizer, se a gente fosse alugar um espaço no Shopping Taboão, por exemplo, que sabemos que o metro quadro é caro, quanto sairia para nós? Somos pequenos empreendedores, não conseguiríamos pagar de jeito nenhum”, diz a artesã.

A feira de Artesanato ocorre todas as sextas-feiras na Praça Nicola Vivilechio, no Centro de Taboão da Serra, das 9h às 17h. No Shopping Taboão, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 22h; quem quiser comparecer ao local, basta procurar o quiosque chamado “Atitude Social”.

Serviço:

Feira de Artesanato

Praça Nicola Vivilechio, s/n, Centro
Toda sexta, das 9h às 17h.

Shopping Taboão
Rodovia Régis Bittencourt, km 271,5
Funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; Domingos e feriados: das 14h às 20h.

Fundo Social de Solidariedade
Rua Levy de Souza e Silva, nº 33, Jardim Bontempo
Tel: 4788-3888

Por Dereck Gomes

Comentários