Aula de yoga e oficinas marcam I Ação Sustentável de Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 6/06/2012

As comemorações da Semana Nacional do Meio Ambiente começaram cedo em Taboão da Serra. No sábado, 2 de junho, no Parque das Hortênsias, aconteceu a I Ação Sustentável, cujo intuito foi  ampliar a informação sobre sustentabilidade fazendo uso da arte e da cultura como ferramentas de conscientização.

Além de visitar os animais que vivem no Parque das Hortênsias, as crianças puderam se divertir e aprender valorizar a natureza de forma sustentável ao participar das oficinas, promovidas pela Secretaria de Cultura e Turismo. Com caixas de ovos, tampas de garrafas, CDs e LPs, um pouco de cola e muita criatividade, a meninada descobriu, na oficina de artes plásticas com o professor Luís Silvério, como montar brinquedos com materiais recicláveis. Já na oficina de argila, orientada por Ademir José, a molecada descobriu como preservar a natureza ao fazer um João-de-Barro no ninho ou mesmo um pônei em argila. Já na oficina de teatro, a professora Luciana Uyeda retratou os conflitos entre o homem e o meio ambiente.

Uma das novidades da Ação Sustentável foi a aula de yoga ministrada pela professora e psicóloga de Carine Farias. A aula que teve duração de aproximadamente 1h30 reuniu desde adeptos a yoga até pessoas que nunca haviam tido contato com a prática. Para Carine, a primeira Ação Sustentável foi maior do que o esperado. “O evento foi bom e consegui aliar a yoga ao que já existe de pensamento sustentável em Taboão da Serra” – afirmou.

De acordo com o secretário de Cultura, Luiz Domingues, “a primeira edição do evento foi um sucesso e para as próximas edições, pretende ampliar o trabalho”.

A Secretaria de Saúde aproveitou a Ação para imunizar gestantes, idosos e crianças aplicando a vacina contra a gripe para aqueles que estavam dentro da faixa etária proposta pela campanha e que ainda não haviam recebido a dose. Os funcionários da Vigilância Epidemiológica, também distribuíram panfletos e orientaram a população sobre a tuberculose e a hanseníase. Já os alunos do curso Técnico de Enfermagem do Alvorada Plus aferiram a pressão dos visitantes e realizaram o exame dextro, que mede o nível de glicose no sangue.

Já o Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Habitação, em parceria com a Secretaria de Obras e com a Cooperzagati, distribuíram centenas de sementes de salsa, cebolinha e coentro, além dar orientação sobre plantio e arborização urbana. A equipe da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) orientou como utilizar a água de forma racional e consciente.

Vera Sampaio

Comentários