Novos conselheiros de segurança alimentar tomam posse em Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 29/05/2012

Na sexta-feira, 18 de maio, tomaram posse os novos conselheiros de Segurança Alimentar e Nutricional para o biênio 2012/2014. A posse ocorreu na Sala dos Conselhos, localizada na sede da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sas), no Pirajuçara. O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) é uma forma de garantir o direito a uma alimentação saudável, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente para todos.

Eleitos em março, a atual gestão do Comsea é composta por 14 pessoas, sendo seis representantes do poder público municipal e oito representantes da sociedade civil. A Prefeitura está sendo representada por servidores das Secretarias de Assistência Social e Cidadania, de Saúde e de Educação, Ciência e Tecnologia. Já a sociedade civil será representada pelas entidades Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Cáritas São Pedro Apóstolo, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e Associação Amigos do Bairro do Jardim Maria Helena.

Na abertura do ato a ex-presidente do Comsea, Simone Modesto, deu as boas vindas aos novos conselheiros e explicou que trabalhar com segurança alimentar em Taboão da Serra não é apenas combater a fome, mas trabalhar a segurança alimentar considerando a qualidade de vida do individuo. “O trabalho com Comsea não se restringe a Secretaria de Assistência Social, mas é desenvolvido em parceria com as demais Secretarias. Por exemplo, a segurança alimentar também é feita pela Saúde, que realiza programas como de controle de hipertensão e de diabetes, ou mesmo a Vigilância Sanitária, para garantir a qualidade dos produtos que estão sendo consumidos pela população” – declarou.

Dentre os programas de segurança alimentar estão o programa de merenda escolar e o de distribuição de kits de legumes e verdura. Quanto à distribuição dos kits, a secretária de Assistência Social, Arlete Silva, destacou o empenho dos funcionários para que o programa dê certo e como o projeto é desenvolvido. “A distribuição dos kits é feita para as famílias que foram cadastradas no programa e assinaram um termo de ciência que os alimentos são provenientes de doações. Antes de repassarmos os kits às famílias, fazemos uma triagem de todos os alimentos, que inclui a avaliação de nutricionistas. Tudo é feito com muita responsabilidade para não prejudicar ninguém” – afirmou.

Durante o encontro formam eleitos os novos presidente, vice-presidente, além do 1º e 2º secretários. Nesta gestão, Paulo Sérgio Brik, representante do poder público municipal será o novo presidente do Comsea. A vice-presidência será assumida por Joselina Maria Rodrigues Garcia, representante da sociedade civil. Já o primeiro secretário será Givaldo Pereira das Silva, representante da sociedade civil e o segundo secretário será Marcos Gola Fernandes.

Banco de Alimentos
O Centro de Triagem da Prefeitura de Taboão da Serra, mais conhecido como Banco de Alimentos, foi inaugurado em 2008. O Banco atende mensalmente quase 24 mil famílias, em 29 bairros com a distribuição do kit de legumes, frutas e verduras, além de outras 1500 famílias através do programa de distribuição de cestas básicas.

Confira a relação completa dos novos conselheiros

Representantes do poder público municipal:

Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania
Titular: Paulo Sérgio Brik
Suplente: Edna Brito

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia
Titular: Marcos Gola Fernandes
Suplente: Deborah Caobianco Madunutte

Secretaria Municipal de Saúde
Titular: Selma Fátima dos Santos Souza
Suplente: Joseli Elvira Cavalheiro

Representantes da sociedade civil:

Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Titular: Joselina Maria Rodrigues Garcia
Suplente: Maria Célia Silva Santos

Cáritas São Pedro Apóstolo
Titular: Givaldo Pereira da Silva
Suplente: Meire Regina da Silva

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Titular: Sebastião Santiago da Silva
Suplente: Mário Justiniano dos Santos

Associação Amigos do Bairro do Jardim Maria Helena
Titular: Sara Mugnaini de Assis Fagundes
Suplente: Francisco Flávio da Conceição

Vera Sampaio

Comentários