/

Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Salvador Grisafi responderá por suposto assédio moral

Por Sandra Pereira | 21/05/2012

salvador

Arquivo do Jornal na NetDenúncias contra o ex-secretário são feitas por GCMs

A Polícia Civil de Taboão instaurou inquérito para apurar as denúncias de assédio moral e ameaça contra o ex-secretário de Segurança e Defesa Social do município, Salvador Vicente Grisafi por parte de agentes da Guarda Civil Municipal. O Jornal na Net fez contato por telefone com o ex-secretário, mas até o fechamento da matéria ele não retornou os contatos.

O 1º Distrito Policial de Taboão protocolou no mês passado o ofício nº 471 junto ao Juizado Especial Criminal da Comarca de Taboão da Serra, em resposta à determinação da Juíza de Direito, Dra Carolina Conti Reed, em que determina, por decisão do Juiz-Relator do caso, Paulo Garcia, o prosseguimento na investigação das denúncias.

O caso é estudado desde 2011. Em primeiro momento, o Ministério Público opinou pela rejeição da medida, por ausência de justa causa, ante a falta de elementos de prova de materialidade e autoria que impediam sua imputação, quando o MP rejeitou a queixa-crime. Interposto recurso, reconhecendo a prova testemunhal, houve mudança.

De acordo com o parecer do Juíz Relator, um “equívoco” teria feito com que houvesse má interpretação da Promotora de Justiça e da Juíza de Primeiro Grau, quando os recorrentes, ao invés de ofertar a representação criminal à autoridade policial, o fizeram à autoridade judicial, mas que isso não era impedimento para a investigação.

Diante dos esclarecimentos Paulo Garcia deu provimento ao recurso, reformando a decisão ocorrida. Ele determinou ainda o prosseguimento da investigação criminal. Em cumprimento ao determinado , o 1º DP informou, via ofício à Comarca de Taboão da Serra, a instauração de inquérito policial para apuração dos fatos.

Isonomia

Apesar do alcance das denúncias de assédio moral e ameaça pelas quais Salvador Grisafi deve responder, este não é o primeiro caso envolvendo superiores da guarda municipal, em que os subordinados têm que apelar para a Justiça para garantirem seus direitos, embora seja o primeiro em que chega às instâncias como as do ex-secretário.

A edição 338 da Imprensa Oficial do Município de Taboão da Serra, de 18 de fevereiro de 2011, trazia em sua 2ª página, a Portaria 182/2011, na qual o prefeito do município, Evilásio Farias (PSB) nomeava uma Comissão de Processo Administrativo Disciplinar para apurar a conduta do guarda municipal, Coordenador José Carlos Alonso.

O motivo seria pelo “envolvimento na ocorrência de assédio moral, infringindo, em tese, o contido no artigo 7º, inciso VII, da Lei Complementar nº 223/2010 (Regime Jurídico dos Guardas Civis do Município), combinado com o artigo 13, inciso VIII, da Lei Complementar nº 224/2010 (Código Disciplinar dos servidores do município).

O inciso citado, da lei em questão, estabelece como deveres funcionais dos servidores públicos “manter permanente atitude de cooperação no grupo de trabalho ao qual pertença, guardando respeito mútuo e evitando comportamentos que possam conturbar as relações interpessoais, o ambiente de trabalho e prejudicar o bom andamento do serviço público”.

 Presidida por Roberto Gonçalves de Oliveira, Corregedor da corporação, tinham como membros Luis Marcelo Borgatto e Itamar do Nascimento Farias, ambos com cargo de chefia. O processo envolvendo o servidor fora arquivado, e, em dezembro de 2011, o Coronel Silas Santana à frente da Secretaria, o indica a Inspetor Operacional.

Dentre outras funções, o Coordenador-Inspetor elabora a escala mensal de trabalho dos agentes, decidindo horário e local de trabalho, influenciando diretamente na vida funcional do guarda. Alonso é neste momento membro de uma Sindicância para apurar a conduta de um subordinado, segundo a edição 415 da Imprensa Oficial do Município.


anônimo

O Sr. Itamar do Nascimento Farias mostrou mais uma vez que é um analfabeto funcional e não representa corporação nenhuma, apenas um pequeno segmento.

anonimo

Senhor Itamar do Nascimento Farias, seu comentario só reforça o que eu disse, sobre competencia, você pergunta qual é a "estoria dos anonimos com a cidade", pois saiba que estória com E é um fato ficticio, voce quiz dizer qual é a História e isso meu amigo independe de tempo de moradia em Taboão da Serra, pode ter certeza que muito anonimo tem mais Historia com H que vc.

Cidadão indignado

O Itamar Nascimento do 2º comentário perdeu (mais uma) oportunidade de ficar calado. As "coisas pequenas" a que se fere são respectivamente possíveis assédio moral e ameaça. De ato, o Código Penal precisa de reforma. Quem sabe assim não se lê tanta asneira. Já ouviu falar em dignidade humana? Ao invés de se esconder por detrás da Bíblia, falso pregador, leia mais o dicionário.

Itamar dop Nascimento Farias

O que eu lamento e que os anonimos fazem parte de uma corporação repeitada, esses comentarios sem fundamento deixa -nos muito triste, em primeiro lugar pergutem a esses "anonimos qual e a estoria deles com a cidade, quais as boas atitudes ou colaboração para uma melhora no ambiente de trabalho ou até mesmo em sua vida pessoal, enquanto se preocupam com coisas pequenas os anos se passam e essas pessoas continuam com sia pequines, sendo incompetentes, invejosas e sem amor ao municipio que da emprego e sustentação para sua familia, chegaram ontem e já querem ser considerados cidadãos taboanense, eu tenho e 44 anos só nesta cidade onde constitui familia e meus filho cresceram e casaram aqui,me meostre o que tens feito pela sua cidade.Mas que Deus possa se compadecer deste, Salvador os verdadeiros amigos voce sabe quem são, voce sempre ajudou principalmente esse que hoje lhe condenam , mas Deus há de te justificar.

anonimo

Parabens a este grande veiculo de comunicação que demonstra isonomia em suas matérias, esta otima a matéria , mas pode investigar mais que ameaças e retaliações na Gcm Taboão são uma constante entre os graduados, eles brigam até mesmo entre eles é um querendo engolir o outro, falta profissionalismo por parte dos graduados que não demonstram nenhuma competencia p/ o cargo

31/10/2014

ROMU prende acusado de roubo no Parque Assunção em Taboão

30/10/2014

Polícia prende um dos acusados de praticar estupros em Taboão

30/10/2014

Polícia pede a prisão temporária do acusado de estupro em Taboão

28/10/2014

Polícia Civil aguarda reconhecimento das vítimas dos assaltantes de Itapecerica

28/10/2014

Roubos aumentam na região em setembro e os moradores sentem o medo nas ruas

28/10/2014

Estudante de Taboão foi estuprada quando ia trabalhar, acusado usava carro preto

28/10/2014

Pioneiro: Conisud traz curso de inteligência para GCMs da região

28/10/2014

Polícia localiza acusados da tentativa de latrocínio do escrivão de Itapecerica

27/10/2014

Quatro homens foram presos após atearem fogo em um ônibus em Embu das Artes

27/10/2014

Romucam prende acusados de tráfico de drogas no Jardim Record em Taboão

31/10/2014

Cristiano Araújo reúne 15 mil pessoas na abertura da Festa do Peão de Taboão

31/10/2014

ROMU prende acusado de roubo no Parque Assunção em Taboão

31/10/2014

Celebrações pelo dia de finados acontecerão nos cemitérios da região

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.