Grande desfile marca aniversário de 135 anos de Emancipação de Itapecerica da Serra

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 10/05/2012

As ruas do centro da cidade foram o palco para o grande desfile em comemoração aos 135 anos de Emancipação Político-Administrativa de Itapecerica da Serra. Realizado pela Secretaria Municipal de Educação, o desfile aconteceu no último dia 5 de maio e contou com a participação de alunos e educadores de 37 escolas municipais, que apresentaram belas coreografias e adereços ao público que prestigiou mais uma excelente festa ao aniversário da cidade.

Este ano as escolas tiveram como tema “Nossa História”, dividido em três momentos: histórico, fundação e formação da população; fatos históricos marcantes; passado recente: tópicos culturais, turísticos e educacionais. Para narrar estas histórias, as escolas se apresentaram devidamente caracterizados na avenida.

A abertura do desfile ficou por conta do Centro Municipal de Habilitação e Reabilitação Arco Íris, que apresentou os primeiros habitantes de Pedra Lisa: os indígenas.

Em seguida, cada escola fez uma retrospectiva da diversidade histórica de Itapecerica desde sua fundação como aldeamento passando pelos colonizadores, os imigrantes, a emancipação, o período tropeirista, a primeira corrida Circuito de Itapecerica, Revolução Constitucionalista de 1932, homenagem ao cientista professor Abraão de Moraes, evolução da música, homenagem aos artistas plásticos, Festa da Primavera, primeiro cinema, clubes sociais União e Vasco, clubes de campo Motel e Delfim, Tapete de Corpus Christi, Festa do Peão de Boiadeiro, culminado com Folia na Serra.

O prefeito Jorge Costa saudou e agradeceu o público. “Todos estão de parabéns pelo lindo presente prestado a Itapecerica. Que Deus continue abençoando e dando inteligência para nós continuarmos trabalhando pela nossa cidade. Muito obrigado”, finalizou.

Além da apresentação das escolas, o desfile contou com a participação da Corporação Musical Imaculada Conceição, que executou o Hino Nacional e o Hino de Itapecerica da Serra “Que Luar”, interpretadas pelo coral Vozes Encantadas, da escola Padre Belchior de Pontes; Faculdades FIT e Anhanguera; Autarquia Municipal de Saúde; Secretaria de Esportes e Lazer; Secretaria de Turismo; Família Bike; Moto no Mato; Jipeiros da Serra; Cavaleiros dos Romeiros de Itapecerica; Defesa Civil; SAMU; Moto Trails e Corpo de Bombeiros.

Também prestigiaram o desfile, o presidente da Câmara Municipal Amarildo Gonçalves (Chuvisco); vereadores Regina Corsini, Paulinho PM, Clóvis Pinto, Zé Maria, Zé de Moraes, João Miranda, Tonho Paraíba; Padre Daniel Guindon; secretária de Educação Soraia Regina Ribeiro e outros secretários; assessores; diretores de escolas; entre outras autoridades.

Comentários