Circuito Sesc de Artes abre comemoração dos 135 anos do município

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 9/05/2012

Para iniciar os festejos do 135º aniversário da cidade, a Secretaria de Cultura de Itapecerica da Serra trouxe para a população itapecericana o “Circuito SESC de Artes”, evento que reuniu uma intensa programação artística composta por atividades de artemídia, artes visuais, circo, dança, literatura, música, teatro e vídeo.

Com nove atrações realizadas no bairro do Jardim Jacira no último dia 2 de maio, o circuito apropriou-se da rua Machado de Assis, com o intuito de promover uma suspensão no cotidiano da cidade, criando um diálogo com o cidadão e promovendo os seus sentidos.

A atração começou às 14 horas com a arte visual “Bebês Abayomi, de Lena Martins. A técnica se resume em produzir bonecas com estética afro-brasileira, feitas com materiais reaproveitados em uma atividade que desenvolve a expressão criativa, a interação, e a responsabilidade social.

Às 14h30 a arte circense tomou conta da rua, com o grupo Zibaldoni do Gran Circo Internazionale, que arrancou risos e contagiou a platéia com seu espetáculo irreverente. Já o grupo internacional Die Audio Gruppe, da Alemanha, se apresentou duas vezes, às 15h20 e às 16h50. Bailarinas coreografam suas performances e têm seus movimentos captados por sensores presos a seus corpos que reproduzem sons que fazem a trilha sonora.

Outra atração que ocupou dois horários do circuito foram os Curtas de Animação (18h30 e 19h), que exibiram os filmes brasileiros: Primeiro Movimento, Anão que virou Gigante e Monkey Joy.

Antes, às 16 horas, o espetáculo de dança performática “Pequenos Atos de Rua” (Grupo de Dança Primeiro Ato- MG) transformou o cenário urbano em um ambiente de sonho e possibilidades se inspirando em contos e no realismo fantástico.

A parceria entre SESC e Secretaria de Cultura trouxe também o espetáculo teatral “O Doente Imaginário”, da Cia do Miolo – SP. Baseado na obra de 1673 do escritor francês Molière, a peça conta a história do Barão Argan em uma narrativa invertida que começa com a morte do Barão e interage com público e cenário para criar a história.

Para encerrar a noite, às 19h30 entrou no palco a atração mais esperada pelo público: a banda Os Opalas acompanhada do rapper Max B.O. trouxeram muito hip hop e outros estilos da música negra americana ao palco montado na periferia de Itapecerica da Serra.

Comentários