Mutirão da Mulher na UBS Jd. Margaridas realiza cerca de 350 atendimentos

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 5/03/2010

A UBS Jardim Margaridas preparou neste último sábado, 27, uma série de atividades dedicadas à saúde da mulher. O mutirão que contou com exames respiratórios, papanicolau, vista, glicemia, aferição de pressão arterial e teste de osteoporose realizou cerca de 350 atendimentos. Além dos exames clínicos, as ações foram voltadas para a saúde das crianças. Atualização da carteirinha de vacinação, escovação infantil e sorteio de brindes também fizeram parte da programação.

“Hoje tirei este dia para cuidar da minha saúde. Já fiz o exame de glicemia e aguardo para realizar o papanicolau. È muito bom poder fazer vários exames de uma vez só. Gostei da iniciativa e deveria acontecer cada vez mais”, explica Maria Gomes da Silva, 60 anos, moradora do Vila Indiana. Para a diretora do posto, Janete Alves Gomes o objetivo do mutirão foi poder oferecer às mulheres que trabalham fora a possibilidade de colocar a saúde em dia. “Para quem não tem tempo de vir ao posto o mutirão vem para resolver este problema. Estamos realizando dois por ano”, explica.

As ações aconteceram em conjunto com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que tem sido uma grande parceira da prefeitura de Taboão da Serra no que diz respeito à políticas públicas de prevenção à saúde da mulher. “A população só tem a agradecer, acho que iniciativas como estas só engrandecem o nosso bairro e a nossa cidade”, afirma Maria Aparecida Pereira, 36, moradora do Jardim São Judas. A terceira idade também teve uma atenção especial.

A distribuição da caderneta de saúde do idoso, um importante instrumento de tratamento e acompanhamento destes pacientes, garantiu um contato maior com a comunidade.

Além dos exames, a UBS também organizou grupos para dar orientações sobre dengue, leptospirose e prevenção de câncer de boca. O mutirão mobilizou cerca de 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde que trabalharam voluntariosamente.

Reforma

Recentemente, a UBS do Jardim das Margaridas passou por uma importante reforma. O prédio ganhou pintura, limpeza de calhas e troca de vidros e telhas quebrados. Além disso, foi feita a manutenção da parte elétrica que já estava antiga e o piso está sendo 100% recuperado.

 A UBS Jardim Margaridas é responsável pela cobertura de toda a região e também de parte do bairro São Judas. A unidade também conta com o Programa de Saúde da Família que atende pacientes em casa, oferecendo toda infra-estrutura e auxílio no atendimento médico e marcação de consultas.

Serviço:
UBS Jardim Margaridas
Endereço: Rua Paulo A. de Andrade, 400
Horário de atendimento: 07h00 às 17h00
Telefone: 4685.8351

Especialidades: Clínico geral, pediatra, ginecologista, psicólogo, psiquiatra, odontologia, generalista     

Comentários