Prefeitura promove formação continuada para educadores

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 25/04/2012

Muitas pesquisas apontam a importância da formação continuada do educador para desenvolver um ensino de qualidade. Comprometida com esses valores, a Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria Municipal de Educação, promove uma série de palestras, oficinas e cursos inovadores e de qualidade, voltados para a formação desses profissionais.

Em abril, estão sendo disponibilizadas, gratuitamente, mais de duas mil vagas em cursos, palestras e oficinas. A aula inaugural ocorrerá dia 26 de abril, no Cemur, às 19h15 , com a presença de todos os educadores dos diferentes cursos. A ideia é que a formação aconteça durante todo o ano.

“A temática desse ano é FIOS e DESAFIOS, tecendo perspectivas para a Educação Básica, e tem como meta proporcionar reflexões a cerca da prática desenvolvida, valorizando os saberes dos educadores numa perspectiva colaborativa”, explica o secretário de Educação José Marcos.

Os cursos terão a carga horária mínima de 40 horas e abordarão diferentes áreas do conhecimento. Entre os temas desenvolvidos estão: Educação Inclusiva: Práticas e Vivências,Tecnologia na educação: quebrando paradigmas, Intervenções Conscientes no Ensino da Leitura e da Escrita, Reflexões e Práticas do Ensino de Língua Estrangeira, As Artes, Educação Infantil além das atividades, Escola Digital, Mídias Sociais, A Inclusão da Criança com Deficiência Visual, Pilares da Educação Digital – Microsoft, Educação Inclusiva – Libras, Qualificação de Gestores da Educação, A Matemática na vivência da sala de aula.

Os cursos poderão ser utilizados para Evolução Funcional do educador.A Secretaria de Educação também oferecerá palestras e oficinas ao longo do ano, com carga horária menor.

De acordo com a disponibilidade de vagas, os educadores poderão participar de mais de uma oficina ou palestra, acumulando pontos e ganhando um certificado final, que poderá ser utilizado para avaliação de desempenho.

Outro diferencial apresentado nos últimos anos, é que os educadores mais experientes da rede podem realizar palestras e oficinas para seus pares. Basta enviar um projeto que seja aprovado pela Secretaria de Educação.

“As mudanças na educação são constantes, os cursos oferecidos pela Prefeitura são fundamentais para o aprimoramento dos educadores. Parafraseando Paulo Freire, o ser humano é um ser inacabado e precisa aprender sempre”, ponderou a coordenadora pedagógica da EMEF Asas Brancas, Cristiane Rodrigues Tavares.

As inscrições deverão ser feitas pelo site www.educataboao.com.br  . É imprescindível que no ato da inscrição o candidato confira o número do CPF e os dados cadastrais para efeito de certificação. Tanto os cursos como as oficinas deverão ser realizadas fora do horário de trabalho.

Marcelo Valladão

Comentários