IV Copa de Karatê de Taboão da Serra/Brazilian Cup premia os melhores atletas do país

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 25/04/2012

A IV Copa de Karatê de Taboão da Serra/Brazilian Cup foi disputada neste domingo, 22, no ginásio de Esportes Ayrton Senna da Silva, das 9h às 21h. A competição em nível nacional teve a participação de cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás e Distrito Federal. Realizado pela Secretaria de Esportes de Taboão da Serra com apoio da Federação Paulista de Karatê, o campeonato teve a participação de 743 atletas, divididos nas categorias: Mirim, de cinco e seis anos; Infantil, sete a dez anos; Infanto-juvenil, 11 a 13 anos; Cadete, 14 a 17 anos, Adulto, 18 a 34 anos; Máster, 35 a 50 anos; Melhor Idade, 50 a 86 anos – com demonstração de técnicas variadas; e por fim, a Categoria Especial Open, aberta aos competidores acima de 18, com disputas liberadas entre diversas faixas etárias e graduações.

O prefeito Evilásio Farias, que fez a abertura solene do campeonato afirmou que, “o karate da nossa cidade vem crescendo muito ganhando projeção nacional. Essa é uma modalidade praticada dentro de algumas escolas municipais e a partir de agora todas as escolas terão implantadas na sua grade essa pratica esportiva”.

Os atletas de Taboão conquistaram o primeiro lugar na disputa nacional com 26 medalhas de ouro, comprovando a excelência do esporte na cidade. O segundo lugar ficou para os lutadores da Associação Aliance de São Paulo, com 21 medalhas. Os karatecas da cidade de Itupeva, interior do estado de São Paulo, levaram o terceiro lugar, com 12 medalhas de ouro.

“A cada ano aumenta a adesão de esportistas de todo país e o nosso campeonato já faz parte do calendário oficial da Federação Paulista de Karatê”, comemora um dos coordenadores do evento o sensei Manoel Carlos Ferreira da Silva, também técnico da equipe Taboanense de Karatê e coordenador de artes marciais da cidade.

De acordo com o sensei, o esporte é o segundo mais procurado pelos moradores de Taboão da Serra, superado somente pelo futebol. “Taboão está sendo conhecido como a cidade dos karatecas e, proporcionalmente ao número de habitantes, somos campeões em adeptos do karatê no Brasil”, orgulha-se o Sensei.  Em 2011 a equipe Taboanense conquistou os cinco maiores títulos em disputas nacionais. Taboão foi consagrada campeã nos campeonatos Paulistano, Paulista, Brasileiro, Jogos Regionais e Jogos Abertos sendo os dois últimos considerados pelas organizações de karatê como disputa de maior nível técnico da America latina.

Desta vez, dois atletas da casa emocionaram o público. O professor Manoel Lopes, 43 anos e a mais de vinte nos tatames, ganhou pela quarta vez consecutiva a categoria Máster de Shiai-kumite e levantou a platéia durante o combate. Outro momento especial aconteceu no juramento dos atletas. Escolhida pelos ótimos resultados anteriores, a karateca Luana Bueno, 17, integrante da equipe da Secretaria de Esportes de Taboão fez do momento solene uma esperança para a cidade.

“Somando vitórias por onde passa, Luana trouxe para casa medalhas de ouro dos campeonatos mais expressivos do Brasil. Foram dois ouros na eliminatória do Campeonato Paulista, dois nos Jogos Regionais, dois nas finais do Campeonato Paulista e um no Campeonato Brasileiro 2011, tudo isso em apenas três anos de treino”, conta o Vice-presidente da IKGB – União de Karatê Goju-ryu Sérgio Nascimento, que também coordena o campeonato. Nascimento afirma que a atleta é a grande esperança de trazer a medalha mundial para Taboão da Serra.

As escolas de Taboão da Serra prestigiaram o evento levando 240 alunos para realizar demonstrações de lutas.  “Neste ano os alunos foram premiados com troféus, mas acredito no potencial deles e em muito pouco tempo serão os futuros campeões”, antecipa Sérgio Nascimento.

Por Adriana Alkmim

Comentários