Profissionais da Saúde participam do Curso de Atualização em Tuberculose

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 24/04/2012

Cerca de 120 profissionais da Autarquia Municipal da Saúde de Itapecerica da Serra estão passando pelo “Curso de Atualização em Tuberculose”. Realizado na Faculdade Anhanguera, o curso teve início no último dia 12 de abril, continuando no dia 19 e terá seu enceramento no próximo dia 26 de abril.

"Nosso município é responsável pelo tratamento de dezenas de pacientes todos os anos e tem obtido sucesso nesta empreitada com cura acima das recomendações da Organização Municipal de Saúde e com baixas taxas de abandono e óbito pela doença. Tal quadro favorável tem rendido ao município inúmeros prêmios pela qualidade de seu programa de combate à doença", falou a superintende da Autarquia de Saúde, Michelle Sales.

O objetivo do curso é capacitar os profissionais de Saúde na identificação de sintomáticos respiratórios, facilitando o acesso do cliente diagnóstico de tuberculose na atenção básica, desde a identificação do caso na adesão do tratamento, até a obtenção da cura.

Em 2011 Itapecerica da Serra, através da Autarquia da Saúde, recebeu o prêmio de "Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose". A honraria é conferida pela Secretaria Estadual de Saúde aos municípios que mais se destacam na área.

Itapecerica foi escolhida com mais 43 municípios entre os 645 do Estado para receber o prêmio. A cidade passou por uma avaliação criteriosa que leva em conta principalmente o percentual de cura da doença, tendo que ser maior que 85%.

Comentários