Apreensão de caminhões de coleta aumenta lixo nas ruas de Itapecerica

Faz mais de uma semana que o caminhão de lixo não passa nas residências e  nas ruas. A afirmação é do morador do Jardim das Oliveiras João Vianey dos Santos. O lixo está acumulado nas ruas desde que três caminhões de coleta foram aprendidos pela Polícia Rodoviária Federal no Rodoanel.

Para Amarildo Gonçalves (Chuvisco), a apreensão é resultado da perseguição, voluntária de um ou dois soldados, porque é caminhão da Prefeitura de Itapecerica da Serra. O presidente da Câmara culpou o governo do estado por não ter transferido a documentação dos caminhões que estão atuando na cidade desde 2008.

Segundo Cleber Bernardes, diretor de obras, Itapecerica conta com 14 caminhões, mas somente nove deles estão operando normalmente e cinco estão passando por reparos na oficina.

Cleber Bernardes explica que com o aterro sanitário embargado desde 2008 pelo governo do estado, a Prefeitura precisa levar o lixo para Caieiras, há 140 km de distância da cidade, o que tem gerado um grande custo aos cofres públicos.

“Normalmente os caminhões transportam 120 a 130 toneladas de lixo por dia”, afirma.

Cleber conta que a Prefeitura vai tentar legalizar um transbordo na cidade, o que poderá acontecer em até trinta dias. “Se realmente existir um transbordo na cidade, 70% da coleta de lixo será reduzida e o custo cairá pela metade, mas caso não de certo vamos encontrar mais problemas”, afirma.

Comentários