Prefeitura reabre Feira de Artesanato na Praça Nicola Vivilechio

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 11/04/2012

A Feira de Artesanato da Praça Nicola Vivilechio está de volta. A reabertura ocorreu na sexta, 30 de março e foi realizada pela Prefeitura de Taboão da Serra, através do Fundo Social de Solidariedade. Os quiosques de Atitude Social possibilitam os artesãos do município exporem seus trabalhos, além de ser uma ótima forma de geração de renda.

Atualmente cerca de 180 artesãos do município estão cadastrados na Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), autarquia veiculada a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, que oferece desenvolvimento local através da geração de renda dos artesãos. “Os artesãos credenciados pela Sutaco podem participar não apenas de feiras realizadas no município, mas em outras feiras que ocorrem em todo estado. Outro benefício é a possibilidade de emissão de nota fiscal, para os trabalhos realizados pelo artesão, através da Sutaco” – declarou Renato de Oliveira Xavier, agente de cooperação da Sucato em Taboão da Serra.

Para se credenciar a Sutaco os artesãos precisam comparecer a sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, munidos de RG, CPF e comprovante de residência, todos originais com cópia, além de levar uma foto 3x4 ou 2x2. O candidato ao credenciamento passará por uma espécie de “prova prática” onde precisam levar um trabalho pronto, feito por ele, e outro para finalizar no local e, assim comprovar que é um artesão. Vale ressaltar que a organização e triagem da Feira de Artesanato de Taboão da Serra são feitas pelo Fundo Social de Solidariedade, porém qualquer artesão pode se cadastrar na Sutaco.

A moradora da Vila Indiana Edilene Mª Campos de Aguiar Souza foi uma das primeiras artesãs a ser beneficiada pelo projeto. No programa desde 2007, ela comercializa peças artesanais feita em crochê, como barras de panos de prato, sapatinhos e casacos infantis em lã. Edilene, que acompanhou a primeira abertura da Feira, está ansiosa e animada com a retomada das atividades na Praça Nicola. “Estou muito feliz por podermos expor nosso trabalho aqui na praça novamente. A localização é muito boa, passam muitas pessoas aqui então, com certeza vamos conseguir vender bastante” – afirmou.

Serviço:
Feira de Artesanato
Praça Nicola Vivilechio, s/n, Centro
Toda sexta, das 9h às 17h

Praça em frente ao Ginásio de Esportes Ayrton Senna
Rua José Francisco dos Santos, s/n - Jardim Helena
Abertura: 12 de abril
Toda quinta, das 9h às 17h

Local: Shopping Taboão
Rod. Régis Bittencourt, km 271,5
Funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; Domingos e feriados: das 14h às 20h
Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco)

Local: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda – Rua Cesário Dau, 535 – Jd Maria Rosa
Horário: 9h às 16h
Telefone: (11) 4788-7888

Fundo Social de Solidariedade
Rua Levy de Souza e Silva, 33 – Jardim Bom Tempo
Tel: 4788-3888

Vera Sampaio

Comentários