Crianças judocas de Itapecerica da Serra e Embu das Artes conhecem Estação de tratamento e assistem peça de teatro

Por Outro autor | 30/03/2012

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, crianças judocas de Itapecerica da Serra e Embu das Artes do projeto ADUC (Associação Desportiva União da Comarca) foram convidadas pela Sabesp a assistir a peça teatral “Planeta Água - Um mundo sustentável” na praça Victor Civita, em Pinheiros, no dia 23. Além da peça, as crianças também conheceram a ETA (Estação de Tratamento de Água) Engenheiro Rodolfo José da Costa e Silva, no bairro Alto da Boa Vista, em São Paulo.

Com o objetivo de semear o uso racional da água e incitar as crianças a preservar o meio ambiente, a peça teatral itinerante “Planeta Água – Um mundo sustentável” interagiu com o público e arrancou aplausos da plateia.

A peça conta a história da personagem Manuela, interpretada pela atriz Mayara Luni, uma menina que está em busca do sentido da palavra sustentabilidade para fazer um trabalho de escola. Neste contexto são explorados no espetáculo, de forma lúdica, temas como o uso racional da água, a preservação da natureza e a reciclagem do lixo.

Mãe de dois judocas, a secretaria Irene Rocha Conceição, 44 anos, conta que os filhos já praticam a sustentabilidade em casa. “Eles já tem conscientização de que precisam economizar água”. Felipe Rocha Barbosa, 13, filho de Irene e judoca há três anos, diz que a peça frisou o que ele sempre aprendeu com a mãe e com a escola. O filho mais novo, Gabriel Rocha Barbosa, 9 anos e judoca há cinco, aprendeu que nunca se deve cortar árvores. “Também vou separar o lixo dentro de casa para reciclar”, diz.

Na ETA Engenheiro Rodolfo José da Costa e Silva, logo após a peça, as crianças aprenderam como a água chega até as suas casas. Primeiro, elas conheceram a chegada da água, que vem da represa Guarapiranga.

Depois, a sequência de tratamento: processo químico, decantação e filtração. A maioria das 40 crianças visitou uma ETA pela primeira vez. Faixa cinza em judô e terceiro lugar no campeonato estadual em 2011, Maxuel Gustavo Nascimento Custódio, 10 anos, ficou impressionado com a quantidade de água que chega da represa Guarapiranga. “É muita água”, enfatiza.

Para finalizar o passeio, a criançada assistiu um video, na Unidade de Negócio Sul da Sabesp, sobre o tratamento de esgoto, preservação do meio ambiente e uso correto da rede coletora de esgotos. Como lembrança do dia, as crianças ganharam um cronômetro à prova d´água para ajudar a controlar o tempo de banho e contribuir com a economia de água.

Comentários