Programa Saúde na Escola acompanha desenvolvimentos dos alunos

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 28/03/2012

A Autarquia de Saúde - IS e a Secretaria de Educação da Prefeitura de Itapecerica da Serra promoveram a “Semana de Mobilização de Saúde na Escola”, entre os dias 6 a 9 de março. A ação faz parte do Programa Nacional de Promoção de Saúde de Escolares residentes em áreas de abrangência do Programa Saúde na Escola, cujo tema deste ano é o combate à obesidade.

Foram desenvolvidas atividades nas Escolas Municipais São Leopoldo, Lenice Lopes Simioni e José Pereira de Borba. As crianças assistiram palestras e teatros de fantoches, participaram de jogos educativos sob a orientação de nutricionistas, com ênfase na importância de uma alimentação balanceada.

Em seguida, os alunos passaram por uma avaliação antropométrica (medição de altura e peso) realizada por enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e agentes comunitários da Autarquia de Saúde. As informações foram anotadas em fichas individuais e posteriormente foram confrontadas com o gráfico de crescimento padrão.

No total foram avaliadas 454 crianças, sendo que 96 apresentaram alterações de crescimento (peso e/ou altura). Estes casos serão encaminhados para um exame mais detalhado com as nutricionistas da Educação e com os médicos da Unidade de Saúde da Família do Potuverá.

“Realizar estas ações são exemplos de trabalho intersetorial, que é fundamental para a promoção da qualidade de vida dos alunos”, declarou Michele Salles, superintendente de Saúde.

Para o prefeito Jorge Costa, ações como a “Semana de Mobilização de Saúde na Escola” são muito importantes para acompanhar o desenvolvimento dos alunos das escolas municipais.

Comentários