Embu está na disputa para sediar Universidade Federal na região

Por Sandra Pereira | 22/02/2010

Os ministros da Educação, Fernando Haddad, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha e Turismo, Luiz Barretto,  vários deputados da bancada paulista, prefeitos e vereadores da região  já confirmaram presença no encontro que será realizado no próximo dia 26, no Hotel Rancho Silvestre, em Embu das Artes, para discutir a implantação de uma Universidade Federal na região.

  A cidade saiu na frente na disputa para sediar a Universidade Federal, já apresentou projeto ao governo, garantiu o apoio dos municípios vizinhos e de deputados federais e estaduais. Até mesmo o ministro Fernando Haddad já se mostrou simpático à ideia de implantar a Universidade Federal em Embu das Artes.

Por essa razão a  expectativa é de que no encontro os ministros, deputados, prefeitos, vereadores e  as lideranças municipais presentes formem um bloco em prol da instalação da Universidade Federal em Embu. A previsão é de que 700 pessoas participem da reunião.


 “A importância da vinda da Universidade é fundamental para a nossa região. No caso de Embu  a área já é de propriedade da prefeitura. Estamos com a escritura do terreno nas mãos e uma emenda parlamentar de R$ 30 milhões para a construção do parque”, analisa o prefeito Chico Brito.

Segundo ele a instalação da Universidade Federal em Embu contemplará as cidades da região sudoeste da Grande São Paulo, parte da zona sul da capital paulista, além dos 43 municípios que compõem o Vale do Ribeira.

O prefeito de Taboão da Serra Evilásio Farias é um dos apoiadores da iniciativa. Evilásio espalhou vários outdoors pela cidade com mensagem de incentivo à vinda da Universidade Federal. O prefeito Jorge Costa já declarou publicamente que também apoia a construção da universidade em Embu das Artes.

A proposta é que a Universidade seja erguida dentro do Parque da Cidade, uma área de 1,6 milhões de m², próximo ao cruzamento do Rodoanel com a rodovia Régis Bittencourt, localizada na parte central da região Sudoeste, facilmente acessada pela população do Vale do Ribeira.


Comentários