Ministro Padilha prestigia inauguração da UBS dos Jardins Santa Luzia, Sílvia e Tomé

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 13/03/2012

No sábado (10/3) foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde dos Jardins Santa Luzia, Sílvia e Tomé com a presença ilustre do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, junto com o prefeito Chico Brito, vereadores, o deputado estadual Geraldo Cruz, os deputados federais, Carlos Zarattini e José Mentor, líderes comunitários, religiosos, autoridades de várias regiões, entre outros.

Sobre um palanque, a cerimônia começou com a benção do padre Sebastião, seguida da oração do pastor Edson Dantas, da Assembleia de Deus. Ambos ressaltaram a destreza política da Prefeitura em levar Embu das Artes à frente de muitos outros municípios no que diz respeito à conquista de novas unidades de saúde para a cidade.

Em seguida, a secretária municipal de Saúde, Sandra Magali Fihlie, mencionou a coragem política da gestão para criar serviços de saúde para a população. “Houve todo um contexto, relacionados à realidade de vida dos moradores, que interferiu sensivelmente no processo de implantação da UBS”, afirmou ela.

O deputado estadual Geraldo Cruz destacou a relação “muito próxima com o povo” como o diferencial do governo municipal, e lembrou a origem popular e atuação em movimentos sociais do ministro Alexandre Padilha.

Os deputados federais também deram suas declarações: Zarattini revelou que Embu das Artes tem avaliação na área de saúde acima da média estadual e nacional, e José Mentor chamou de “festa” a inauguração da UBS, que vem trazer uma alegria muito grande aos cidadãos.

O prefeito Chico Brito agradeceu a oportunidade de estar presente no ato, saudou os líderes comunitários e salientou o respeito do público ao ouvir atentamente os discursos de cada autoridade. Citou as críticas e sugestões das pessoas como elementos fundamentais para a construção da UBS e afirmou que é possível fazer equipamentos e serviços públicos de qualidade.

“O povo pede praça moderna, academia pública, centro cultural, escola e saúde. Vamos continuar trabalhando para deixar os bairros melhores e mais bonitos!”, concluiu Brito.

Na palavra do ministro Alexandre Padilha, ele reiterou o compromisso do Governo Federal em atender as maiores urgências e melhorar os serviços de saúde do País, da necessidade de monitoramento para fiscalizar o atendimento, coibir desvio de remédios e evitar o desperdício de materiais. “O povo precisa de beleza e investimentos, de UBS com cara bonita, de serviços qualificados e atendimento humanizado”, discursou o ministro.

Durante a entrevista coletiva, Padilha apontou a velocidade do prefeito Chico Brito em negociar obras para a saúde, pois a viabilidade e agilidade na construção da UBS só foram possíveis por ser tratar de um projeto em parceria com a iniciativa privada (sem necessidade de licitação, edital de contratação etc, que causaria demora na sua realização), alternativa que atrai empresários que queiram investir em mais qualidade de vida à população.

Ministro na UPA Santo Eduardo


Na visita à construção da Unidade de Pronto-Atendimento – Jd. Santo Eduardo, o ministro Alexandre Padilha ficou admirado com as dimensões do empreendimento, parelhas com as de um hospital, e se surpreendeu com o fato da UPA contar com um elevador em seu projeto.

Padilha andou pelas obras, reconheceu cada acomodação e ficou satisfeito com o que viu.

A unidade irá desafogar outros prontos-socorros da cidade, agilizará o atendimento à população, realizando atendimentos de complexidades intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde e as urgências hospitalares.

A UPA Santo Eduardo contará com uma unidade infantil, disponibilizará 20 leitos e terá capacidade para atender entre 300 e 450 pacientes por dia.
 Após a visita, o ministro Padilha seguiu para um almoço com o prefeito Chico Brito e demais autoridades em Embu das Artes.

Alex Natalino

Comentários