Escolas de Taboão da Serra participam de programa contra obesidade infantil

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 7/03/2012

O Governo Federal, através do Ministério da Saúde lançou uma campanha nacional “Saúde nas Escolas” contra a obesidade infantil esta semana. As crianças passarão por avaliações com diversos profissionais de Saúde. Ao todo, 1.938 municípios que aderiram à iniciativa de mobilização, entre eles Taboão da Serra.

Esse programa já existe no município desde julho de 2011 com o nome “Saúde total na Escola” e envolve diversos profissionais como professores de educação física, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e educadores. Uma avaliação biomédica mostra a altura e o peso das crianças, e um questionário sobre a alimentação e as atividades físicas mostra quais são os hábitos dos alunos.

Na rede pública de Taboão aproximadamente 18 mil crianças do Fundamental I e II já tem seus perfis em estudo. Além disso, um outro programa paralelo, o Saúde Docente, avalia as mesmas condições dos professores da rede e ainda avalia os professores quanto as dores e problemas com fala e audição.

Segundo o secretário de saúde de Taboão da Serra, José Alberto Tarifa, no nosso município é a vigilância sanitária que vai até as escolas e faz a visitação nas cozinhas e ministra palestras para os profissionais da rede municipal.
O Programa Federal Saúde na Escola tem muitas diretrizes que o programa de Taboão da Serra já possui, mesmo assim, o município aderiu ao programa.

O responsável pelo projeto na cidade Arnaldo Andreotti, da Secretaria de Educação, disse que “é de total relevância acompanhar o controle do peso desde a infância é fator determinante para a promoção da saúde na vida adulta”.

Sandra Martins

Comentários