80 casais participam do 1º Casamento Comunitário em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 18/02/2010

Sempre tive o sonho de me casar com direito a marcha nupcial, fotos e cerimônia religiosa, mas nunca consegui  porque é tudo muito caro”, falou a artesã Janeide Dourado  Faustino, de 43 anos.

Ela e o companheiro José Edivan são um dos 80 casais que oficializarão sua união no casamento comunitário gratuito promovido pela Prefeitura de Taboão da Serra em parceria com  o Cartório de Registro Civil e entidades religiosas. O evento acontecerá na sexta-feira, dia 19 de fevereiro, data que a cidade comemora seu 51º aniversário.

A cerimônia será a  partir das 18 horas, no Ginásio Municipal, na Rua José Francisco dos Santos, 120, Jardim Helena, Taboão da Serra.

De acordo com o prefeito de Taboão da Serra, Dr.Evilásio Farias,  a ação tem como objetivo  oferecer a  oportunidade de legalizar a vida de homens e mulheres que vivem maritalmente mas não possuem condições financeiras para as custear o processo de legalização da união. “Muitas pessoas estão juntas há vários anos, têm filhos, netos e gostariam de regularizar a situação. Seja   por um sonho ou até mesmo para usufruir de benefícios da oficialização”, lembrou o prefeito.
 
É o caso do aposentado Nelson Almeida, 63 anos, e de dona Ângela Maria Tardanico, de 47 anos. O casal oficializará o relacionamento de 13 anos no próximo dia 19 e, com isso, poderá juntar as rendas familiar o que facilitará no financiamento da casa própria.

“Pretendo realizar os meus dois sonhos, o casamento e ter uma casa”, contou animada dona Ângela, que, como todas as noivas, está empolgada com  os preparativos para o casamento. “Vou comprar um vestido clarinho e alianças novas, pretendo fazer um churrasquinho para a família e uma amiga vai dar um bolo”, contou animada.

Entre as diversas histórias, a vontade de oficializar o relacionamento esbarra sempre no custo do processo. Vinda do Mato Grosso do Sul para Taboão da Serra há um ano e com uma filha de três meses, a jovem Eliana Vieira de Melo, de 16 anos, precisou se emancipar para o casamento.

A segunda barreira para oficializar sua união com o motorista Leandro dos Santos, de 27anos, era o valor do cartório. “Adiei o casamento devido aos custos que eram de mais de R$ 300,00. Com uma criança pequena e morando de aluguel eu já estava desistindo quando fiquei sabendo do casamento comunitário”, contou ela.

Para a realização da cerimônia, a prefeitura contou com diversos parceiros como Diniz Turismo, Kleber K Som, João Marcelo Tecladista, Heddy Salão e Escola de Cabeleireiro, Vagner Spindola, Casas das Alianças – Shopping Raposo Tavares, Joeli Noivas – Pirajussara, Still Festas, Brilho da Lua Festas Eventos, Rede Mídia Publicidade, Rosali Boni Cavalheiro, Suzi Ribeiro - Avon e Nestor Musso Filho da Casa dos Óculos - Jardim Maria Rosa.

Comentários