Curso para professor no MASJ de Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 24/02/2012


Nos dias 17, 24 e 31 de março, das 9 às 13h,será realizado o Encontro Pedagógico de Formação de Professores, aberto aprofessores da rede pública de Embu das Artes e região, e estudantesuniversitários. As inscrições devem ser feitas até o dia 14/3, por e-mail projetosculturais@pateocollegio.com.br.  Gratuito e com certificação de 30 horas, mais visita ao museu, para professores que aderirem ao projeto.

O encontro gratuito faz parte do Projeto Descobrindo Embu das Artes no Museu. Em razão da grande procura, será feitaseleção e dada prioridade a profissionais de educação do município. A direçãodo museu de Arte Sacra dos Jesuítas (Largo dos Jesuítas, 67, Centro Histórico) propõe, por meio do projeto,preservar a história da cidade e do museu. Mais informações: 4704-2654, www.pateocollegio.com.br.

Encontro Pedagógico

“O objetivo do encontro é familiarizar o professor com as possíveis temáticas a seremexploradas na visita dos alunos ao Museu e propiciar ferramentas para que estedesenvolva atividades em sala de aula com os alunos que antecedam a visitação”,informa a coordenação do curso.

Ele é desenvolvido em três etapas: inicialmente são apresentadas concepções edefinições de museu; o conceito e como trabalhá-lo com os alunos; definições eformas de patrimônio cultural e normas e procedimentos necessários à realizaçãoda visita com alunos ao museu. Nasegunda, os professores são convidados a conhecer o prédio e o acervo efinalmente os participantes recebem fichas para trabalho em sala de aula queantecede a visita.

O projeto

O Projeto Descobrindo Embu no Museu foi criado emdezembro de 2007 para aproximar as escolas públicas embuenses e a comunidade dahistória do município por meio da realização de visitas ao Museu de Arte Sacrados Jesuítas (MASJ). O público-alvo do projeto são estudantes de ensinofundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como osprofessores das escolas estaduais e municipais locais. Estimular o hábito davisita a museus e instituições culturais, apresentar o patrimônio do Museu; desenvolvera educação patrimonial, a consciência histórica são outros objetivos doprojeto.

Elke Lopes Muniz

Comentários