Ficha Limpa deixa vários políticos inelegíveis

Por Sandra Pereira | 16/02/2012

A validade da Lei Ficha Limpa para a eleição deste ano, aprovada nesta tarde pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que determina a inelegibilidade, por oito anos, de políticos condenados em segunda instância, cassados ou que tenham renunciado para evitar a cassação acaba com o sonho de vários políticos da região.

Em Taboão da Serra a lista de candidatos inelegíveis é grande e incluiu nomes como o prefeito Evilásio Farias, os vereadores Paulo Félix, Olívio Nóbrega, Walter Paulo de Oliveira e José Luiz Eloi. Arlete Silva, Paulo Silas Alvarenga de Melo, Said Jorge de Moraes e Salvador Grisafi também ficam de fora da disputa eleitoral.

Em Itapecerica informações iniciais apontam que  Erlon Chaves estaria inelegível. Mas, o pré-candidato informou que a decisão é monocrática e ainda cabe recurso. Ele acredita que a decisão do colegiado ainda deve demorar.


Em Embu das Artes os vereadores Arthur da Ressaca e Milton do Rancho ficam de fora das eleições. Eles tiveram o mandato cassado após denuncia de participação em congresso ilegal como ocorreu em Taboão da Serra. Outros 16 políticos, alguns já falecidos também tiveram o mandato cassado na ocasião.

A maioria dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), ao todo seis, já se manifestaram favorável à aplicação dos principais pontos da Lei da Ficha Limpa a partir das eleições municipais de 2012. O julgamento começou na última quarta-feira, foi interrompido e retomado na tarde desta quinta, dia 16. Dois votos foram contrários a Lei.






Comentários