“Construindo a participação na Gestão Pedagógica”

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 31/01/2012

Entre os dias 23 e 27 de janeiro, os professores coordenadores de todas as Escolas Municipais de Embu das Artes estarão reunidos para o seminário “Construindo a Participação na Gestão Pedagógica”. Durante os cinco dias, eles farão o planejamento para o ano letivo de 2012 e também participarão de oficinas para discutir questões importantes para a educação na cidade.

Na cerimônia de abertura, o prefeito Chico Brito, que também foi professor da rede municipal, falou sobre gestão educacional como parte das políticas públicas desenvolvidas em todo o município e os reflexos na formação escolar. Ainda abordou o planejamento escolar participativo, em que todos os colaboradores estão envolvidos nas discussões, bem como a importância e o papel do líder nesse processo.

“Duas ações são importantes para os gestores. A primeira é planejar com todos os membros da equipe para que cada um tenha a noção do todo. Já a segunda é atuar de forma equilibrada, conquistando o respeito da equipe”, recomendou Chico Brito. Ele explicou ainda que planejar é “identificar os obstáculos e saber identificar os melhores caminhos para atingir o objetivo. O planejamento é uma diretriz e não uma camisa de força”.

Por fim, Chico Brito agradeceu o empenho de todos os professores, gestores e colaboradores na construção da educação em Embu das Artes. Ainda no período da manhã, a secretária de Educação, Rosimary de Matos fez uma retrospectiva da educação na cidade entre os anos de 2009 e 2011. Já a tarde, os professores tiveram uma palestra sobre Alimentação Escolar.

Júlio Marcondes

Comentários