Prefeitura de Taboão reforça ação na Cracolândia

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 31/01/2012

No ultimo sábado, dia 28 de janeiro, a Prefeitura de Taboão da Serra, através das secretarias de Educação, Manutenção e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, reforçou a equipe que realizou a Jornada da Cidadania, visando a revitalização da Cracolândia, na região central de São Paulo.

O convite partiu da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC) que esteve organizando a Jornada da Cidadania.

Uma das duas Carretas de Informática foi disponibilizada para estar no local, oferecendo acesso à Internet, orientações sobre como desenvolver um Currículo e também como apoio para a cópia de documentos.

No local houve diversos serviços públicos, atividades culturais, lúdicas e grande variedade de serviços de saúde, higiene e beleza, para moradores e trabalhadores da região da Nova Luz. As ações fazem parte do projeto Jornada da Cidadania e foram realizadas na Praça Julio Prestes.

As atividades e serviços ficaram à disposição da população durante todo o dia, das 10h às 16h. Houve programação musical, como os shows de forró de Messias do Teclado e o Coral da Cracolândia, formado por ex-dependentes químicos, além de outras atrações.

Em visita à região da Nova Luz, foram colhidos depoimentos de moradores e frequentadores da região chamada de Cracolândia. Há medo da volta da situação anterior. A maioria pede permanência da polícia para inibir assaltos e outros tipos violência. A população local sonha em recuperar um ambiente agradável de convivência, como houve no passado.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico de Taboão da Serra, Jacira Moreti, a participação foi muito gratificante. “É uma grande satisfação poder trazer Taboão aqui, mostrando a sua solidariedade, sua responsabilidade social. Desde que fomos chamados não tivemos nenhuma dificuldade em conseguir voluntários para estar aqui hoje”, conta ela.

A Secretaria de Desenvolvimento de Taboão da Serra forneceu apoio para a emissão de documentos pessoais como Carteira de Trabalho, RG, e também na assistência aos cursos profissionalizantes desenvolvidos na cidade. “Tivemos a alegria de encontrarmos aqui filhos da nossa cidade que estão saindo de uma situação de risco, envolvimento com drogas e já estamos direcionando vários deles para os nossos cursos, a partir de segunda-feira”, comemorou Jacira.

O comerciante José Antônio dos Santos, 62 anos, que possui uma lanchonete na rua Helvétia, diz que a família poderá visitá-lo com mais frequência. “Antes preferiam ficar no Grajaú, onde moram, por medo de vir até aqui”, comentou José Antônio.

Daniel Nazario e Silva, 67 anos, também morador rua Helvétia, diz que vai recuperar o sono. “Estou recuperando o sono tranquilo, somente após a operação na Cracolândia, a gritaria e o barulho de batidas na porta terminaram”, explicou sobre o incômodo provocado pelos dependentes químicos em busca de abrigo ou em momentos de delírio.

A coreana Hwoe Lim Im, conhecida na região como Helena, possui uma loja de roupas feminina na rua Cleveland. A empresária está feliz com o fim do cheiro forte, que afetava sua saúde.

Na avenida Duque de Caxias, o vendedor Herton Barroso dos Santos, 50 anos, trabalha há 19 no local. Antes da operação na Nova Luz era difícil atender os clientes porque usuários de drogas os perturbavam. “Com a presença da polícia, as pessoas se sentem mais seguras para fazer compras”, afirmou.

Comentários