Partidos criam Frente Popular em Itapecerica

Por Sandra Pereira | 30/01/2012

Nove partidos de Itapecerica da Serra estão unidos numa frente suprapartidária denominada Frente Popular Itapecerica para Todos com a finalidade de discutir conjuntamente a sucessão municipal e apresentar uma candidatura única a prefeitura da cidade. O PT, PPS, PTB, DEM, PC do B, PHS, PTC, PSL e PV assinaram uma carta de intenção na qual se comprometem a lançar uma candidatura única a partir do resultado das pesquisas de intenção de voto feitas na cidade.

Além disso, os partidos signatários se comprometem a administrar a cidade com ética responsabilidade e transparência implantando as políticas públicas de inclusão necessárias para melhorar a vida dos moradores do município.

Todos os partidos que integram a frente concordam que o candidato majoritário escolhido para representar o grupo será o que estiver liderando as pesquisas. O lançamento oficial da frente aconteceu neste domingo, 29, na sede do Vasquinho, com a presença dos presidentes de partido da frente, dos pré-candidatos a prefeito de cada um dos partidos e a participação de vários representantes do PT regional e do deputado estadual Geraldo Cruz.

Durante o lançamento ficou claro que a  pré-candidatura do vereador José Maria Rosa (PT) já desponta entre as demais dos partidos que estão juntos na frente. Ele deu o tom do evento fazendo um discurso pregando a união dos partidos e o fortalecimento da frente. José Maria desafiou o pré-candidato do PDT, professor Erlon Chaves, a assinar a carta de intenção e compor a frente.

O discurso do vereador do petista enfatizou os investimentos feitos na cidade pelo governo federal em diversas áreas, mas destacando os recursos enviados para investir em moradia popular e infraestrutura. Ele reafirmou a postura dele na Câmara Municipal de se posicionar contrário há vários projetos do Executivo Municipal. Além disso, o petista reclamou da ausência de políticas públicas em diversas áreas em especial para a juventude, que reclama da falta de áreas de lazer.

“Nós vamos construir juntos uma candidatura. Será a primeira vez que Itapecerica terá essa oportunidade. Estamos abertos para receber novas lideranças e partidos que queiram se unir a nós por uma Itapecerica melhor”, declarou José Maria.

fotorore

                                  Sede do Vasquinho ficou repleta de lideranças e pre-candidatos

Já o pré-candidato Erlon Chaves (PDT) fez um duro discurso de oposição ao atual grupo político que administra Itapecerica. Ele disse que o PMDB ressuscitou o PSDB, que estaria morto na cidade e, propôs que os partidos da frente declarassem imediato apoio ao seu nome para iniciar uma oposição dura ao governo municipal. Mas, nem os partidos da frente aceitaram somar com Erlon, nem ele aceitou apoiar a frente.

“Esse governo só entende uma linguagem dura. Não dá pra dizer que é oposição sem rachar imediatamente com esse grupo”, disparou, acusando a administração de usar indevidamente os recursos do orçamento municipal.

O vice-prefeito e presidente do PTB, Antônio Trolesi, se disse abandonado pelo atual grupo político que está no poder na cidade, alegou que seu objetivo é disputar a prefeitura, mas, já disse que isso não acontecer vai permanecer no grupo de oposição à candidatura majoritária do vereador Chuvisco. O vice-prefeito enumerou problemas que a cidade tem atualmente e revelou que vive uma nova fase em sua trajetória política.

O deputado estadual Geraldo Cruz disse que a cidade viveu alguns avanços nos últimos anos, mas destacou que é preciso criar políticas públicas de inclusão e estimular a participação popular garantindo aos moradores da cidade acesso às informações sobre utilização dos recursos orçamentários.

“A população tem direito a saber como e quanto a administração gasta em saúde e educação, por exemplo”, observou, acrescentando estar convencido de que Itapecerica tem a oportunidade de vivenciar um novo modelo de administração.




Comentários