Falta de água segue para o 5º dia: bicas viram alternativa em Taboão

Por Sandra Pereira | 9/02/2010

A chamada biquinha do Parque Pinheiros localizada na Avenida Laurita Ortega Mari acabou se transformando numa alternativa contra a falta de água em Taboão da Serra, que em alguns locais já segue para o 5º dia.

Moradores de várias partes da cidade chegaram a ficar até 2 horas na fila para pegar a aula na biquinha. Durante a tarde foi registrado tumulto e a polícia chegou a ser acionada para restabelecer a ordem.

A cena lembra uma situação comum nas cidades do nordeste brasileiro onde a falta de água é quase constante e as pessoas se amontoam em filas munidas de galões, garrafas pet e botijões em geral.

Nesta segunda-feira quase 100 pessoas entre crianças, jovens e adultos de todas as idades enfrentaram o sol forte e o calor para conseguir pegar água no local.

Seu Dioclécio Cabral mora numa rua paralela à Avenida Ortega Mari e várias vezes precisou enfrentar a fila para conseguir pegar água. Ele estava indignado, dizendo que pagou a conta de água antes do vencimento, como de costume.

“É um absurdo a gente pagar conta cara e não ter água. É uma falta de respeito com as pessoas”, reclamou. “Tanta chuva e a gente sem água”, completou a esposa dele.

Assim como o casal duas moradoras do Jardim Maria Luíza também enfrentaram horas de fila para conseguir pegar água. Elas são vizinhas e já falam até mesmo em se mudar para fugir do problema que está virando rotina.

“Está faltando água quase toda semana. Ninguém agüenta isso”, relata uma moradora.

Até mesmo os comerciantes da região acabaram pegando água na biquinha. Os funcionários de um açougue localizado na avenida levaram baldes, botijões, galões, garrafas, tudo que podia armazenar água.

“Não tem como a gente trabalhar sem água. Esse foi o único jeito”, afirmou um deles.

Na região do jardim Elisabeth os moradores também fizeram fila para conseguir pegar água numa bica. Elas acabaram se tornando uma alternativa já que em vários bairros da cidade e da região falta botijões de 20 litros para venda.

agua2.jpg

Moradores enfrentam sufoco para pegar água

agua3.jpg

Quantidade de pessoas na fila crescia a todo instante

agua1.jpg

Nos locais onde ainda há o preço do botijão de 20 litros já chega a R$ 6.00,00, quase o dobro do valor normal.

O trânsito nas imediações da biquinha ficou confuso ao longo do dia.

Em Embu das Artes o drama dos moradores atingidos pela falta de água não foi diferente. Em várias partes de São Paulo a população vem amargando há dias a falta de água.

A Sabesp alega que não tem previsão de quando o fornecimento de água será restabelecido. De acordo com a empresa 800 mil pessoas estão sem água e o fornecimento deverá ser normalizado gradativamente.

A Sabesp justifica que a falta de água é resultado do rompimento de  uma adutora da que fica no cruzamento das avenidas Chucri Zaidan e Roque Petroni no domingo. Entretanto, moradores de várias partes revelam que estão sem água desde sexta-feira a noite.

Comentários